quarta-feira, 30 de maio de 2012

Competição Profissional de Bombeiro do CBMPE - "Prova Restauração Pernambucana"

Competição em referência às comemorações do 125º aniversário de criação do CBMPE.

  1. Data do Congresso Técnico: 1º de junho de 2012, no auditório do CAS;
  2. Horário do Congresso Técnico: das 9:00 as 10:00;
  3. Data da Prova 17 de outubro de 2012, no Campo de Treinamento do GBSAT;
  4. Horário da Prova: das 7:30 às 11:45.
EQUIPES DE COMPETIÇÃO:

        Participarão 08 equipes, sendo elas: 1º GB, 2º GB, 1º GI, GBAPH, GBMar, GBSAT e CEI.
  • Cada equipe será formada por 4 integrantes, sendo 3 competidores e 1 técnico. Todas as equipes devem ter obrigatoriamente, 1 oficial e 1 feminino como competidores.

PROVA

        A competição foi estruturada em provas técnicas, de força e habilidade. Os componentes da equipe deverão transpor uma pista, em revezamento, com os obstáculos estabelecidos para cada etapa. Serão desenvolvidas 3 etapas, sendo cada etapa cin carater eliminatório. Cada etapa será executada por um dos competidores da equipe.

1ª ETAPA
2ª ETAPA
3ª ETAPA

Maiores informações com o Capitão Helder.

Passamos de 1000 acessos no Blog

Boa noite pessoal,

é com imenso prazer que venho noticiar que passamos de 1000 acessos em nosso Blog, mais precisamente 1069 acessos nesse mês de maio comemorando um mês de atividades com Núcleo de Treinamento Aquático no Grupamento Bombeiro marítimo (NTA - GBMar).  Por isso não deixem de participar com comentários, sugestões, críticas e elogios ao trabalho que está sendo conduzido com muito profissionalismo para o bem estar  e melhoria do condícionamento físicos dos militares do GBMar

Atenciosamente,

Equipe do NTA - GBMar.


Explicação do Circuito Terrestre

Momento do "descanso" no circuito de resistência muscular locallizada

Circuito Terrestre - Exercícios de força

Segundo momento de "descanso" - Exercício de prancha

Circuito Terrestre - Exercícios de Saltos (pliometria)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

XII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Prepare-se para a a 3° Seletiva (Setembro) a caminho do XII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático em Camburiú- Santa Catarina (28 de outubro a 02 de novembro).

III Corrida das Fem´s 2012

     Dia 08 de março foi comemorado o dia Internacional da Mulher. No corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco a homenagem foi feita em grande estilo com a III Corrida das Fem´s em Olinda a largada foi dada na Sede do GBAPH, no Varadouro com percurso de 5Km e chegada na Praça Duque de Caxias. Parabenizamos a todas as mulheres e em especial o efetivo do GBMar composto por 11 mulheres mais Sthefanny que sempre participa junto ao GBMar.
Da esquerda para direita: Em pé:  SGT Sthefany, SD Priscila, SD Gabriela, SD Elisama, SGT Joise, SD Flávia, SD Fabiana e Ten. Agilana. Agachadas: SD's Emanuela, Janaina , Teresinha e Camila.

  

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pesquisa quer avaliar o medo que as pessoas têm de tubarões

 
O Projeto Tubarões do Brasil, do Instituto Aqualung, quer avaliar um estado afetivo que as pessoas têm em relação aos peixes que estão no topo da cadeia alimentar marinha: o medo.

O instituto tem um trabalho de conscientização sobre a importância da preservação dos tubarões e os riscos que eles correm com práticas como o finning. Os resultados da pesquisa ajudarão neste sentido.

Para participar, o internauta gasta menos de 2 minutos respondendo a um questionário disponível neste link:


Atualmente, as ações de educação da instituição estão voltadas para o público que tem pavor do animal. “Nas palestras que faço, encontro pessoas que têm medo de tubarão e nunca chegaram nem perto do mar”, conta Marcelo Szpilman, diretor do instituto.

Porém, o medo normal também pode atrapalhar, porque acaba servindo de justificativa para as crueldades. “Já vi gente que fica mais tranquila quando vê notícias de matança de tubarões, porque acha que as praias ficam mais seguras”, completa.

Segundo o militante, é importante saber se as pessoas têm consciência do que sentem, para fazer um trabalho mais eficiente.

Fonte: Por Da Redação | 10/05/2012 endereço disponível em: http://www.webventure.com.br/mergulho/n/pesquisa-quer-avaliar-o-medo-que-as-pessoas-tem-de-tubaroes/31238

Karol Meyer desce 68,9 metros sem neoprene, nadadeira e máscara

A colunista do Webventure Karol Meyer bateu mais um recorde mundial de mergulho em apneia neste final de semana.
A brasileira chegou a 68,9 metros de profundidade na modalidade skandalopetra, quando o atleta, sem neoprene, máscara e nadadeiras, desce por um cabo preso a uma pedra, no estilo dos antigos pescadores de esponjas (veja foto).
O feito, que superou em quase 8 metros sua própria marca, aconteceu no sábado (5), durante o evento Buddy Dive Freediving, em Bonaire, no Caribe. Este é o oitavo recorde mundial conquistado por Karol.


 

Luvas Darkfin ou "mão de pato"

 
 
Luvas Darkfin

Ideais para surfistas e mergulhadores, essas luvas de látex têm uma espécie de membrana entre os dedos, que promete aumentar em até 70% o contato da mão do esportista com a água. Com isso, elas dão mais velocidade e controle, podendo também serem usadas em manobras de paraquedistas, por exemplo, na queda livre. Disponíveis em 12 tamanhos, nos modelos feminino, masculino e infantil.
 
 Preço sugerido: US$ 25. Onde encontrar: www.darkfingloves.com.

Fonte: Por Ana Ferrareze | 09/05/2012 disponível no endereço: http://www.webventure.com.br/bike/n/equipos-tenis-para-pedalar-luva-de-natacao--6-produtos/31235?pag=2#exibir

domingo, 20 de maio de 2012

Porque acontece e como evitar o barotrauma dental durante o mergulho

Mergulhador que fez um bom curso sabe o que é um barotrauma – lesão causada pela variação de pressão no interior do corpo durante a prática de submersão. Contudo, existe uma lesão dessa categoria que pode pegar de surpresa até os mais experientes: o barotrauma dental.

Enquanto o tipo mais comum de barotrauma acontece no ouvido – quando o mergulhador se esquece de realizar a valsalva (forçar a exalação do ar com a boca e o nariz tapados para equalizar as pressões interna e externa) – no caso do barotrauma dental, a causa costuma ser alheia à vontade do mergulhador.


Esse tipo de incidente geralmente acontece por causa de uma obturação mal feita, que deixa espaços vazios dentro do dente, que são preenchidos pelo ar. O problema ocorre na volta para a superfície, quando aumenta a pressão do ar dentro desse buraco.


“O aumento da pressão pode apertar a polpa do dente e a raiz do nervo, ocasionando aquela dor aguda tipicamente dental”, explica Matias Nochetto, médico DAN (Divers Alert Network - www.danbrasil.org.br).


“Folcloricamente, o maior risco é de explosão da peça dental. Mas, na maioria dos casos, o problema acaba sendo mais o aborrecimento do que qualquer outra coisa. Às vezes, o ar pode dessecar planos de tecidos e produzir um quadro mais complicado, com enfisema subcutâneo no rosto, mas são casos raros”, avisa o médico.


Às vezes, o mergulhador também está sofrendo um barotrauma do seio maxilar em vez do dental. “O nervo das raízes dos pré-molares e molares superiores é o mesmo nervo do seio maxilar. Assim, uma sobrepressão no seio pode ser interpretada pelo cérebro como dor dental”, explica Matias.


Prevenção e tratamento.
Poucas coisas podem ser feitas para tratar o barotrauma dental. “O uso de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides pode ajudar. Posteriormente, uma consulta com um médico é uma precaução básica.”

E esse tipo de lesão pode acontecer com qualquer tipo de obturação, segundo o cirurgião-dentista Ricardo Toscano. “Pode ser de resina ou amálgama. Se tiver ar dentro, pode acontecer.”


“Existe uma radiografia com a qual a pessoa pode checar se há ar em suas obturações. Se ela for de resina, é necessário fazer uma tomografia. Mas se for de metal, o exame se chama periapical”, diz Ricardo.

Arquivo: Foto Webventure

Para Matias, “é melhor que seu odontologista também seja mergulhador ou que você consiga explicar para ele o mecanismo da lesão [ na hora de escolher um dentista]. Nunca subestime, pois nem todos os profissionais lembram bem das leis da física”. 

Fonte: Por Pedro Sibahi | 07/03/2012. Disponível no endereço: http://www.webventure.com.br/mergulho/n/saude-porque-acontece-e-como-evitar-o-barotrauma-dental/31112

quinta-feira, 17 de maio de 2012

I Olímpiada da SDS e I Jogos da Integração da SDS

     Em comemoração ao cinquentenário da Acadepol (Junho). Atletismo (corrida de rua de 05 km 10 atletas masculino e 10 feminino), futebol de campo, futebol de salão, voleibol e tiro.

I Jogos da Integração da SDS, alusivo ao 187° aniversário da PMPE (fim de maio inicio de junho). Modalidades: Futebol de campo feminino, cabo de guerra, corrida de revezamento (com fuzil) 4x300m, futebol society masculino e corrida dos guararapes - 10 Km.

Fonte: Circular 187/12 - CEFD - Major BM Alexandre Araújo (Chefe do CEFD) 

sábado, 12 de maio de 2012

CAMINHADA DE 4800 METROS (MASCULINO/FEMININO)

1 - Condições de execução

   Será realizado com partida livre, após o comando de “ATENÇÃO” seguido do silvo de apito, momento em que será acionado o cronômetro, devendo o executante, caminhar durante toda a prova.
   A partir do início da prova não será permitido sair da pista, até a conclusão do percurso.
   Não será permitida ajuda ao militar, em avaliação, a não ser com palavras de incentivo e aplausos.
  Este teste poderá ser realizado em parques, pistas de atletismo, pista de Cooper ou outros locais que favoreçam a boa execução do teste.
Fonte: Normais Gerais para Aplicação da Educação Física Militar e do Teste de Aptidão Física do CBMPE