sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Banhistas mais seguros: orla em Boa Viagem ganhará postos de salvamento

Grande Recife // Estrutura

Banhistas mais seguros: orla em Boa Viagem ganhará postos de salvamento

Publicado em 22.02.2013, às 14h16


ce351154b59403c33216bd857e1a7ccf.jpg
Seis primeiros postos integrados serão inaugurados neste sábado
Fotos: Malu Silveira / NE10

Do NE10
A partir deste sábado (23), a orla da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contará com um novo investimento do Governo do Estado de Pernambuco. Junto com a Secretaria de Defesa Social, o governador Eduardo Campos inaugurará uma parte do projeto 'Segurança na Orla', no qual seis postos integrados de salvamento farão o monitoramento e prevenção de acidentes na área. Com a duração das obras em torno de oito meses, a ação total contou com um investimento estadual na casa dos R$ 3 milhões, cerca de R$ 272 mil por posto integrado. 

Alguns postos ficarão mais perto da orla e outros mais perto do mar
Os postos integrados contarão com o trabalho - das 8h às 17h - do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), responsáveis pela segurança dos banhistas. A equipe será formada por 42 bombeiros, divididos em: um bombeiro para cada posto integrado fixo, dois guarda-vidas distribuídos em 15 postos 'não fixos' - instalados na areia, para maior visibilidade de banhistas - e dois bombeiros para cada uma das três embarcações utilizadas para salvar vítimas de afogamento. 

Bombeiros se preparam para simulação de acidente, junto a um dos postos na areia
Os postos também terão outra função: a de prevenção terrestre. Foram instaladas em toda a extensão da Avenida Boa Viagem dez câmeras de monitoramento local, desde as imediações do Clube das Águias, em Boa Viagem, até o Pina. Através das imagens captadas pelas câmeras, bombeiros e policiais trabalharão não só na prevenção de afogamentos e acidentes marítimos, mas também no controle da segurança. 

Cada posto integrado contará com as imagens do monitoramento das câmeras
Durante o dia, os bombeiros receberão o apoio das imagens de monitoramento, repassadas simultaneamente para a Central de Monitoramento da SDS. Já na parte noturna, as imagens serão de auxílio para o trabalho da Policia Militar. 
De acordo com o comandante do GBMar, o Tenente Coronel Arnóbio de Almeida, os 11 postos foram distribuídos estrategicamente, a fim de captar possíveis incidentes a qualquer momento, já que todas funcionam 24 horas por dia. "O horário de trabalho dos guarda-vidas não impede o trabalho das imagens e que acionemos o grupamento para encaminhar a equipe necessária ao local", ressalta. 
Além de prevenir acidentes e reforçar a segurança, os postos integrados e as câmeras de monitoramento também executarão outro importante papel: na busca pelas crianças perdidas na praia. "Os pais que perdem de vista os filhos podem acionar os bombeiros nos postos e através das imagens capturadas pelas câmeras. Nós monitoraremos o caminho feito pela criança", explica o Tenente Coronel.
Neste sábado (23), o governador Eduardo Campos e o secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, inaugurarão os postos 1, 2, 3, 5, 7 e 9. Os outros cinco postos restantes devem ser inaugurados até o final do primeiro semestre de 2013.  
SEGURANÇA - Os banhistas que circulavam pela praia de Boa Viagem no começo da manhã desta sexta-feira e viram os últimos ajustes para a inauguração dos primeiros postos integrados de salvamento, aprovaram o novo projeto. 
Para a paulista Priscila Resende, 29 anos, o projeto é sinônimo não só de segurança, mas também de conforto, já que sempre traz a filha Gabriela, de apenas 1 ano, para aproveitar as férias na orla de Boa Viagem. "É um projeto importantíssimo, pois dá conforto e segurança ao público, para nos proteger e ajudar", ressalta. 
Já o morador de Brasília Teimosa, Josivaldo Matias, 43, a iniciativa é essencial, mas já deveria ter chegado há muito tempo. "Se já tivesse há mais tempo, preveniria muito mais acidentes. Porque, às vezes, é a falta de informação que gera acidente", alerta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário