domingo, 1 de julho de 2012

02 de Julho Dia Nacional do Bombeiro

Histórico do Corpo de Bombeiros 

Brasão Bombeiro Militar
      A história da formação dos Corpos de Bombeiros, começa no século XVI, com a formação do Rio de Janeiro. Nesta época, até o meio do século XIX, quando ocorria um incêndio, quem corria para apagar os incêndios eram os voluntários, aguadeiros e milicianos que, na maior parte das vezes, perdiam a batalha devido as construções serem feitas de madeira. Quando os incêndios aconteciam a noite, acabavam por vitimizar ainda mais pessoas, devido a precária iluminação para se evacuar os locais.

     Quando acontecia um incêndio, este, geralmente era informado pelos sinos das igrejas, com isso os homens corriam para os aguadeiros, e a população fazia aquela fila quilométrica, que ia passando baldes de mão em mão, do chafariz até o incêndio.

Dom Pedro II (Patrono)
     Foi então, que lá pelo ano de 1763, no Rio de Janeiro, foi criada uma repartição para extinguir incêndios. Os homens dessas repartições vinham da Marinha, a única corporação que tinha mão de obra qualificada para isso, já que haviam altos índices de incêndios nos navios, naquela época, feitos de madeira.

       No ano de 1856, o Inspetor do Arsenal de Marinha expôs os benefícios de existir um grupo dedicado somente ao combate a incêndios. Os fatos apresentados fizeram com que o Ministério da Justiça a elaboração do Decreto Imperial nº 1.775, assinado por Dom Pedro II e promulgada a 02 de julho de 1856, data em que é comemorado o Dia do Bombeiro e semana de prevenção a incêndios. A mais alta condecoração leva o seu nome, Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. 

 O vídeo mostra como antigamente era combatido os incêndios




Histórico do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE)

     Consta no histórico da Corporação que o primeiro serviço de combate a incêndios da cidade de Recife, foi instituído em 28 de agosto de 1636, sob a denominação de Companhia dos Brantmeesters, quando a região estava sob domínio holandês.

       O atual Corpo de Bombeiros foi instituído em 23 de Setembro de 1887, pelo então Governador da Província, Dr. Pedro Vicente de Azevedo. O aniversário do CBMPE é comemorado em 20 de Outubro, dia em que o Capitão Joaquim José de Aguiar, efetivamente tomou posse do comando.


GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MARITIMO(GBMar) 

Treinamento Aquático no Centro de Esporte e Lazer Alberto Santos Dumont
      O Grupamento de Bombeiros Marítimo - GBMAR, é responsável por uma área de 153 km de orla marítima e também tem o dever de realizar resgates em rios, represas, lagos, açudes e mangues. São salva-vidas, mergulhadores e pilotos de embarcação devidamente treinados, de prontidão para prevenir possíveis acidentes no mar.

     Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.

Parabéns a todos Bombeiros Militares de Pernambuco e do Brasil.



"Vida alheia e riquezas salvar"

Equipe do NTA-GBMar

Fontes acessadas no dia 01/07/12:

Histórico do Corpo de Bombeiros:


Histórico do CBMPE:

Vídeos:

Fotos:
Arquivo pessoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário