segunda-feira, 29 de julho de 2013

Obra de engorda já recuperou 2 km de praia em Jaboatão

por Damares Romão | ter, 23/07/2013 - 13:08

Leia Já

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes convidou a imprensa pernambucana para visualizar a obra de engorda das praias do município em um sobrevoo panorâmico de helicóptero, na manhã desta terça-feira (23). Do alto é possível ter a dimensão do tamanho da intervenção e da extensão da faixa de areia perdida ao longo dos anos.

Atualmente, a draga responsável por transportar a areia utilizada para recompor as áreas afetadas está localizada na Travessa Presidente Castelo Branco. O material é aspirado de uma jazida, localizada em alto mar, a dois quilômetros da Pedra de Xáreu, no Cabo de Santo Agostinho, e a 14 quilômetros de Jaboatão dos Guararapes.
Desde que foi iniciada, em junho deste ano, a obra reconstruiu dois quilômetros da orla, num trecho entre Barra de Jangada e Candeias. A expectativa é concluir os trabalhos, que compreendem na recuperação de um total de seis quilômetros, no mês de setembro. 
Folha PE

Folha PE

NE10

Uol Google

“O equipamento é habilitado para reconstruir uma média de 80 metros de praia por dia. Aos poucos nós vamos reposicionando a draga e deslocando a tubulação”, explicou o secretário de Pavimentação e Drenagem, Roberto Rocha. Dependendo da localização, a máquina joga areia em 300 metros para a direita e 300 para a esquerda. O trabalho será executado em nove pontos diferentes. 
De acordo com o secretário, as primeiras indicações de degradação da costa de todo o Nordeste, incluindo Jaboatão dos Guararapes, foram identificadas em 1985. Em 2005 o Ministério de Ciência e Tecnologia disponibilizou recurso para que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pudesse analisar o processo.
“Começamos a fazer as primeiras intervenções e em 2010 o projeto de engorda das praias foi contratado”, afirmou. Entretanto, as obras só foram iniciadas três anos depois. Após a conclusão do processo de engorda, a expectativa é pôr em prática projeto de um Parque Linear da Orla.
Será um trabalho de reposição de árvores, além da implantação de ciclovia, calçadão e acesso para cadeirantes. “Essas obras tem grande impacto social e econômico para a população e a cidade. Após esse processo observamos novos empresários do ramo hoteleiro e habitacional retornando para Jaboatão. Também não podemos esquecer do resgate do meio ambiente com essa obra”, concluiu o secretário.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, promoveu um sobrevoo panorâmico, nesta terça-feira, para acompanhar o andamento das obras de engorda das praias do município. O aumento da faixa de areia vai de Barra de Jangada a Piedade, num trecho que corresponde a sete quilômetros de extensão.
Com um investimento de R$ 41 milhões, o projeto vai recuperar 6 quilômetros de orla, trecho que compreende as Praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 3 meses. A engorda da praia movimentará 1 milhão de metros cúbicos de areia e deixará a orla com uma faixa de cerca de 40 metros. FONTE: JC ONLINE

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário