terça-feira, 15 de abril de 2014

Conheça o navio que "cancela" as ondas do mar

É comum que algumas pessoas sintam enjoo quando embarcam em um cruzeiro. Mas esse é o menor dos problemas que o balanço do mar pode causar.
Imagine a dificuldade que os navios oficina têm para realizar seus trabalhos em plataformas de petróleo, por exemplo.
Há consertos que exigem certo nível de estabilidade para realização do serviço. Algumas vezes tudo precisa ser sincronizado, o que é ainda mais difícil.
Mas o problema acabou com a criação do chamado "navio-hotel", resultado de um consórcio da Hoppe Marine (Alemanha) e da Marintek (Noruega). Ele possui um sistema que simplesmente "cancela" as ondas do mar.
A anulação do impacto das ondas contra a embarcação o faz permanecer completamente estável. Tudo isso graças a alguns tanques que estão na parte inferior e laterais do casco do navio, em formato de "U".
Nestes tanques há uma grande quantidade de água, porém esta água é colocada em movimento contrário a força das ondas.
O movimento da água é controlado por um sistema de válvulas e canos, tudo gerenciado por um sistema informatizado. Este sistema coleta informações através de sensores que monitoram o balanço do navio.
Para manter o navio na mesma posição foram instalados seis propulsores zimutais. Eles possuem controle direcional, o que ajuda muito pois há um contrabalanço automático contra a força das ondas.
Resumindo, é realmente um tranquilo hotel sobre ondas.

Fonte:HISTORY

Nenhum comentário:

Postar um comentário