terça-feira, 2 de julho de 2013

Bote com brasileiros vira no Caribe e pelo menos três pessoas morrem

Estudante do Espírito Santo afirma que sua mãe é um dos mortos. Grupo de imigrantes ilegais seguia para os Estados Unidos

MARCELO ROCHA

    Uma embarcação com brasileiros a bordo virou no mar do Caribe na madrugada da segunda-feira (1º), por volta de 1h. O acidente ocorreu próximo a Saint Martin, uma ilha que é território francês e holandês, no arquipélago das Caraíbas.

    Por telefone, a reportagem de ÉPOCA conversou com a estudante Daiane Braga, de 22 anos. Moradora de Alto Rio Novo, cidade do Espírito Santo, ela é filha do casal Sílvia da Silva Braga, 45 anos, e Adilson Gonçalves de Oliveira, 42 anos. Segundo Daiane, os pais faziam parte de um grupo de 20 imigrantes ilegais que seguia no bote para os Estados Unidos

   Além dos brasileiros, haveria dominicanos na embarcação. A estudante disse que a mãe dela e outras duas pessoas morreram e há desaparecidos. O pai de Daiane é um dos sobreviventes e ligou para a família no Brasil.

    Adilson está na Guarda Costeira da Holanda em Saint Martin. Daiane disse que os pais moraram em Nova York, nos Estados Unidos, por dois anos no início dos 1990. “Minha mãe sempre quis retornar”, afirmou a estudante. “Ninguém da família conseguiu convencê-la do contrário.” Quando moraram nos EUA, Sílvia trabalhou como babysitter e Adilson foi cozinheiro em um restaurante. Os pais de Daiane deixaram o Brasil há um mês e estavam em Porto Rico aguardado o transporte para os EUA. 

    Parentes dos tripulantes avisaram o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira. Procurado por ÉPOCA, o Itamaraty afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não tinha como confirmar o acidente e que acionou o consulado brasileiro em Caiena, capital da Guiana Francesa. Um funcionário do consulado viajou até Saint Martin para cuidar do caso.

    No dia 5 de junho, uma embarcação que seguia das Bahamas para os Estados Unidos, com 14 imigrantes ilegais, também virou após a Guarda Costeira americana atirar no bote. Entre os tripulantes que foram detidos na Flórida, dois eram brasileiros. Ninguém ficou ferido.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário