terça-feira, 7 de agosto de 2012

Matéria publicada na Folha de Pernambuco

RESGATE

Bombeiros participam de curso de salvamento no mar na orla de Olinda

Três embarcações estão no alto mar, simulando uma situação de naufrágio

03/08/2012 09:56 - RODRIGO PASSOS, da Folha de Pernambuco


Arthur Mota
       Curso de salvamento no mar habilita os bombeiros para atuar como guarda-vidas.
     Quem estiver de passagem na beira-mar de Olinda, em frente a praça Duque de Caxias, conhecida como a praça do antigo Quartel de Olinda, vai se deparar com uma situação inusitada. O Corpo de Bombeiros (CB) está realizando um curso de salvamento no mar para os seus oficiais e, com isso, desde quinta-feira (02), três embarcações estão no alto mar, simulando uma situação de naufrágio. Esta é a primeira vez que uma mulher participa dos treinamentos. Para os interessados em acompanhar o resgate dos 22 alunos, a ação acontecerá por volta das 12h desta sexta-feira (03).
      O curso de salvamento no mar habilita os bombeiros para atuar como guarda-vidas e, para isso, os oficiais passam por várias etapas que vão desde resgate em piscinas, como também em mar aberto. Para esta etapa específica, os bombeiros realizam um preparo psicológico, técnico e de manutenção da saúde.
     “Neste curso, os oficiais são habilitados para realizar salvamentos de todas as formas. Eles podem realizar salvamentos simples, sem o uso de equipamentos, e também mais complexos, com o uso de helicóptero”, revela o coordenador do curso, o Major André Ferraz.
      Para dar suporte aos náufragos, uma equipe de apoio está de plantão, realizando comunicação via rádio. Ao sair do mar, os oficiais receberão atendimentos e alimentação balanceada, até que o organismo se acostume novamente. A maioria dos profissionais que estão fazendo parte do treinamento é oriunda do agrupamento marítimo, com exceção de um oficial da Polícia Militar e um agente do CB de Petrolina.

Postado por Bruno Cavalcanti (ALVES).

Um comentário:

  1. Errata da matéria - existem praças (Sargentos, cabos e soldados) no curso, não apenas oficiais. O posto do Guerreiro de Petrolina eu não sei, não pode ser considerado agente.
    BRUNO CAVALCANTI (ALVES)

    ResponderExcluir