sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1º de SETEMBRO DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A comemoração do dia do professor de educação física teve origem em 27 de Junho, quando nas comemorações de São Cosme e Damião, os mesmo organizavam brincadeiras para a criançada, mas mudou para o  dia 1º de Setembro de 1998, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.


     Os exercícios físicos e as práticas desportivas está cada vez mais presente em nosso Grupamento Bombeiro Marítimo, executada de forma planejada por profissionais graduados em Educação Física, com  objetivo de melhorar o condicionamento físico, interação e de promover saúde e bem estar.
     Hoje os militares participam de competições de Aquatlhon, Corrida de Rua, Natação, Seletivas para campeonatos Sulamericanos de Salvamento Aquático, visando resultados como atletas ou apenas saúde e superar seus próprios limites, como por exemplo o Sd Welington que durante seu curso de formação tinha dificuldades nas aulas de salvamento aquático, mas mesmo assim não desistiu de servir no GBMar perseverou nos treinos e hoje é notavél sua evolução nos testes da anamnese natatória. No dia 24/08 participou do Aquatlhon na IV Seletiva do CBMPE para o XII Campeonato sulamericano de Salvamento Aquático realizado em Olinda.

    O Núcleo de Treinamento Aquático é responsável pela avaliação, execução e planejamento dos exercícios físicos de natação utilitária, corrida, treinamento funcional realizado no Centro de Lazer e Desportos Alberto Santos Dumont, Clube das Águias e em frente ao Quartel do GBMar. 

Treinamento de Natação no Santos Dumont

2ª Meia Maratona de Revezamento Power Ade - Sd. Rodrigo Carlos, Sd Alves, Sd. Robson Silva e Sd  Arthur - 15º colocado de 251 equipes.

3ª etapa do Aquatlhon - FEPETRI

Pódio GBMar - 1º Sgt Flaviano, 2º Sd Jonhnathan, 3º Sgt Luís

Treinamento Funcional - Na frente do Quartel GBMar

Treinamento Funcional - Na frente do Quartel GBMar

Sd. Catullo - Campeão na categoria militar C

IV Seletiva do CBMPE

Sd. Welington - completando o Aquathlon
Sulamericano de Aquathlon em Fernando de Noronha


PARABÉNS A TODOS  

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA




Sd. Alves

Centro de Treinamento Cristo Rei

Bom dia pessoal,

outro local para a prática da natação nos dias de folga é no Centro de Treinamento Cristo Rei no seguinte endereço Av. Dr Belmiro Correia, 144 - Centro - Camaragibe- PE. Telefone: (81) 3458-1017.

Pré-requisito: Apresentar-se como militar lotado no GBMar.

Terças e Quintas - 05:00 às 06:00

João Lacerda

Seminário Cristo Rei - Camaragibe-PE. Fotos João Lacerda.



Fonte: http://br.kekanto.com/biz/centro-de-treinamento-cristo-rei

Foto: http://www.flickr.com/photos/50280034@N07/4620401886/

Atenciosamente,

Equipe do NTA-GBMar.


Solicitação de Piscina SEST/SENAT

Bom dia pessoal,

foi aceito o pedido de solicitação para utilização da piscina do Serviço Social do Transporte (SEST), localizado na Avenida Beberibe, 3620, Porto da Madeira - Recife - PE (Próximo ao colégio INVEST). Agradecemos ao Sd João Roberto pelo primeiro contato com o SEST.

Na segunda-feira (03/09) será enviado a lista dos 8 militares que poderão treinar no local.

  1. SD JOÃO ROBERTO
  2. SD PESSOA
  3. SD FARIAS
  4. SD CLEBISON
  5. SD VILELA
  6. SD LUIZ
  7. SGT MARCELO DIAS
  8. SD ADRIANO
 Atenciosamente,

Equipe NTA-GBMar

Mudança no Quadro Geral de Treinamento

Bom dia pessoal,

as mudanças  foram oficializadas pelo comandante do GBMar no dia 17/08/12. Na quarta-feira será realizado as práticas coletivas e nas sexta-feiras não haverá atividade física.

Consultar a página:


Atenciosamente,

Equipe NTA-GBMar

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bombeiros encontram corpo de banhista desaparecido


Pescadores da região levantaram a hipótese de que o rapaz tenha sido atacado por um tubarão

28/08/2012 10:49 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
Atualizada às 17h00
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) encontrou, nesta terça-feira (28), o corpo do estudante de administração, Tiago José de Oliveira da Silva, de 19 anos, próximo ao Antigo Hotel Velho, na praia de Itapuama. O jovem desapareceu no último domingo (26) quando tomava banho de mar na praia de Enseada dos Corais, junto com sua irmã e seu cunhado. De acordo com familiares, o mar estava bastante agitado, e uma onda forte acabou o afogando.
Pescadores da região levantaram a hipótese de que o rapaz tenha sido atacado por um tubarão, pois uma de suas pernas estava sem a coxa. Entretanto, os parentes descartam essa versão. Eles acreditam que realmente se trata de um afogamento e que o pedaço da perna tenha sido arrancado por peixes depois que o estudante já estava morto.
Segundo moradores, no local, nunca existiu nenhum caso de ataque nem existiam placas indicativas que proibissem o banho naquela área. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) vai apontar, em 15 dias, as causas da morte.
Fonte acessada no dia 30.08.12 no endereço: 
Outras reportagens sobre o mesmo caso:

Vídeo registra tentativa de resgate de policial morto afogado em treinamento

Esse reportagem foi uma colaboração do 3º Sargento Kleber - Cint. Relata que o vídeo tem uma abordagem diferente e imagens exclusivas do resgate do PRF e fala como foi seu assassinato.

Acessem o link para ver o vídeo:  Tentava de Resgate do Policial da PRF

Destaco a importância de colaboramos para informação circular, por isso contribua com matérias, reportagens, fotos, etc que tenha a ver com nosso cotidiano no GBMar, salvamento aquático, treinamento físico, etc.

Atenciosamente,

Sd. Alves.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comitê pede proibição da pesca de arrasto para evitar ataques

Jornal do Commercio

Para cada quilo de camarão capturado com redes de arrasto são descartados mortos no mar ao menos nove quilos de peixes pequenos. Na opinião da nova presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), empossada ontem, os resíduos atraem cabeças-chatas e tigres, apontados como responsáveis pelos 55 ataques, com 20 mortes, ocorridos desde 1992 em Pernambuco.

“Por isso precisamos estender a área de proibição da atividade, hoje estabelecida em 1 para cinco milhas náuticas”, defendeu Rosângela Lessa. Na prática, a zona de exclusão da frotaroneira que usa essa técnica de pesca seria ampliada de 1,8 para nove quilômetros.

O pedido para estender a área de proibição da pesca de arrasto será encaminhado, mais uma vez, ao Ibama. A primeira solicitação, em 2007, foi indeferida. “Não estou dizendo que essa é a causa dos ataques, mas certamente é um dos fatores”, disse a presidente do Cemit, que pediu mais fiscalização do instituto.

O engenheiro de pesca do Ibama Euclides Dourado esclarece que as ações de fiscalização na costa ocorrem quando há denúncias. “Ao contrário da lagosta, em Pernambuco o camarão não tem período de defeso, quando a captura é proibida por conta da reprodução da espécie”, justifica.

Na solenidade de posse, à tarde, na Secretaria de Defesa Social, em Santo Amaro (área central do Recife), houve bate-bocas entre integrantes do Cemit e de entidades que defendem a pesca intensiva de tubarões no litoral pernambucano como forma de evitar ataques, como o Propesca e o P5.

Durante o encontro, Fábio Hazin e os representantes do Instituto Oceanário e do Projeto Praia Segura criticaram o Propesca, o P5 e a imprensa, que não tiveram a palavra franqueada para defesa. “A tese de subnotificação levantada recentemente pela imprensa não procede”, disse o presidente da ONG, Alexandre Carvalho.

É o instituto, segundo a secretária-executiva do Cemit, Claudia Matos, que elabora a lista das vítimas. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, à qual o comitê é vinculado, a entidade recebeu, em 2010 e 2011, R$ 1 milhão por ano para atividades de educação ambiental e custeio de pesquisas realizadas pela UFRPE.

Para Rosângela Lessa, é preciso rever os critérios de contabilização dos ataques. “Sempre que existe dúvida as coisas podem ser rediscutidas.” Sobre os recursos destinados pelo Cemit, a oceanóloga sugere que sejam disponibilizados na internet. “É preciso colocar no site da SDS não só as atas das reuniões do Cemit, mas também os projetos aprovados e seus valores.”

PLACAS

Na reunião, o Corpo de Bombeiros anunciou a substituição das placas que indicam as áreas perigosas para banho no litoral do Grande Recife. “Usaremos mais imagens e menos textos”, adianta o diretor de Operações da corporação, Daniel Ferreira.

As novas placas, com previsão de serem instaladas até 2013, em função da Copa das Confederações, seguirão padronização internacional.

SOS TUBARÕES - Barbatanas na areia para alertar sobre matança


Contra a matança dos tubarões





 













  
 

Visto como inimigo por muita gente, o tubarão é mais vítima da ação do homem do que vilão.
 Um protesto, organizado pela campanha Divers for sharks (mergulhadores pelos tubarões), procurou mostrar isso na Praia de Boa Viagem.
 Cerca de mil barbatanas de papelão foram colocadas ontem na areia da praia.
 Segundo os organizadores do protesto, o Brasil é um grande exportador ilegal de barbatanas.
 E esse tipo de negócio existe porque há pesca predatória, como o Ibama comprovou no semestre passado no Pará.
 Em maio, fiscais do Ibama apreenderam 7,7 toneladas do produto em Belém, capital paraense. Foi a maior apreensão realizada no país
 As barbatanas seriam enviadas para a China por uma exportadora, que foi embargada e multada em R$ 2,7 milhões.
 Estima-se que mil tubarões sejam mortos, a cada cinco minutos, no mundo.




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aberto concurso para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

Fonte: Folha Dirigida

Em 2013, o maior concurso para a área da Defesa Social de Pernambuco deve ser para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PE). A Secretaria planeja divulgar no próximo mês de janeiro, o edital para seleção de 500 novos soldados (nível médio). O cargo oferece atualmente, vencimentos de R$2.276,40. Os candidatos deverão ser submetidos a exame intelectual, teste de aptidão física, exame psicológico, médico, investigação social e curso de formação.

CBMPE

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LISTA DOS MILITARES PARA TREINAMENTO NA UFPE.

Boa tarde pessoal,

Segue abaixo a lista:


1.RAFAEL HONÓRIO BEZERRA

2.AGNALDO SILVA BEZERRA

3.ANTONIO PAULO DOS SANTOS MARTINS

4.EVERALDO JOSÉ BARROS DA SILVA

5.ANTÔNIO ISNAR PATRIOTA JUNIOR

6.JONY COSTA DE BARROS

7.EUDES FERREIRA DA SILVA

8.MARCONDES DA SILVA

9.ABRAÃO TENORIO DE MELO BARROS

10. André Alves

11. Juliana 

12. Flávius

13. Figueiredo

14. Nascimento 

15. Gibson 

Att,

Sd. Alves.

Informação sobre postagem de comentários

Olá pessoal,

os comentários do Blog é moderado pelo administrador, por isso quando se publica um comentário ele não aparece no mesmo momento, fica aguardando a liberação. Basta apenas clicar uma vez.

Grato pela Atenção.

Att,

Sd. Alves.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Processo seletivo XII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático Camboriu-SC


       
Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)

Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)

Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)

Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)

Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)

Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)

Latin Salva realizado em Pernambuco (2008)


    Divulgação do processo seletivo com 30 (Trinta) vagas, para militares do CBMPE oriudos de qualquer OBM, para formação da equipe do CBMPE, dentre as vagas 01 (uma) será reservada ao Chefe da delegação e 02(duas) para a comissão técnica, a qual participará do XII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático que será realizado em Camboriu-SC nos dias 28 de Novembro a 02 de Dezembro de 2012.

1.  Das Vagas para Atletas.
As vagas serão distribuídas de acordo com a faixa etária sendo assim destruídas:

ü  Três vagas para faixa etária A (até 24 anos);
ü  Cinco vagas para faixa etária B (até 29 anos);
ü  Cinco vagas para faixa etária C (até 34 anos);
ü  Quatro vagas para faixa etária D (até 39 anos);
ü  Quatro vagas para faixa etária E (até 44 anos);
ü  06 vagas para Feminino;

  2. Das Provas.

    Serão dispostas 03 provas de mar e uma de piscina de acordo com os moldes divulgados no regulamento do evento da Sobrasa (www.sobrasa.gov.br), respeitando somatório de pontuação, classificação e faixa etária, sendo as provas de AQUATHLON, CORRIDA Á NADADEIRA, SALV. RESCUE, SALV. COM MANEQUIM.

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção.

1.  Das Datas, Horários e Local.

Serão realizadas de acordo com o quadro abaixo:

Data/hora/local
Data/hora/local
Data/hora/local
Data/hora/local
240700AGO12(sexta-feira)
240800AGO12(sexta-feira)
240900AGO12(sexta-feira)
280800AGO12(terça-feira)
OLINDA (POSTO 01)
OLINDA (POSTO 01)
OLINDA (POSTO 01)
SANTOS DUMONT
AQUATHLON
CORRIDA À NADADEIRA
SALV. RESCUE
SALV. MANEQUIM






4. Da Comissão de Seleção.

Será determinada pelo CEFED (Centro de Educação Física e Desportos).

Jaboatão dos Guararapes em 04 de Junho de 2012.

CARLOS EDUADO P. A. CASA NOVA – Cel BM
COMANDANTE GERAL

Fonte: Nota p/ BG nº 001/12–Divisão de Operações 02jun12. Ref.: Of.n.º069/12 –Div.Op.


Fotos do Latin Salva realizado em Pernambuco (2008) : Acesso dia 14/08/12 http://www.sobrasa.org/campeonato/PE_recife_2008/fotos_do_evento.htm



SOLICITAÇÕES DE PISCINAS



Piscina do Núcleo de Educação Física e Desportos - UFPE


Bom dia à todos,
neste post gostaríamos de saber o local mais próximo a sua residência para a prática da natação, informando o  nome do responsável pelo parque aquático para podemos endereçar o ofício. Na parte dos comentários deixe seu nome e o local pretendido para ser feita uma relação. 

Quem tiver interesse em treinar na UFPE, favor colocar o nome nos comentários (12 VAGAS).

Atenciosamente,

NTA-GBMar

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COLEGAS DENUNCIAM ABUSO EM TREINAMENTO ONDE POLICIAL MORREU AFOGADO NA PARAÍBA



Mãos feridas do policial após vários dias realizando flexões de braço com punho cerrado
Fernando Luiz de Souza Pires
Policial se afogou durante simulação de resgate aquático e ficou 10 dias internado em estado grave
Foto: Reprodução/ TV Paraíba
Enterro do Policial
 
     O Domingo Espetacular teve acesso a fotos e mensagens, enviadas pela própria vitima à família e a namorada, dias antes de morrer, denunciando a violência que estava sofrendo em um treinamento em alto mar, na Paraíba. 
   Pires, como era chamado pelos colegas, morreu depois de se afogar durante um treinamento. O corpo do policial rodoviário federal paranaense Fernando Luiz de Souza Pires, 31 anos, foi enterrado às 10h00 da segunda-feira (30), no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Portão, em Curitiba. O paranaense morreu após se afogar durante um treinamento em João Pessoa, na Paraíba. Pires estava internado desde o dia 17 de julho no Hospital Estadual de Emergência e Trauma da capital paraibana e morreu na sexta-feira (27). 
    O corpo e os familiares do policial – pais, irmãs e noiva - foram trazidos a Curitiba no domingo (29), em um avião da PRF, com acompanhamento de um médico e um assistente social. O policial se afogou durante um treinamento que faz parte do curso de operador de equipamentos especiais. Segundo o inspetor e chefe da comunicação nacional da PRF, Fabiano Moreno, o curso o habilitaria a trabalhar com helicópteros. 
    Até o momento não é possível determinar a causa do afogamento e o fato não tem sido tratado como acidente. No dia 17, uma equipe da corregedoria da PRF foi mandada a João Pessoa para iniciar as investigações sobre o caso e, na última quinta-feira (26), foi instaurado um procedimento administrativo disciplinar, de acordo com Moreno. “O procedimento vai apurar as informações que foram colhidas, com prazo de 60 dias para ser concluído”, afirmou. 
    A PRF da Paraíba também investiga o ocorrido. 
 
R7
 
 
 
 

MORRE O AGENTE DA PRF QUE SE AFOGOU DURANTE TREINAMENTO NA PB



     Morreu na tarde desta sexta-feira (27) o agente da Polícia Rodoviária Federal que se afogou na Praia de Intermares, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Fernando Luis de Sousa Pires, de 31 anos, estava internado deste de 17 de julho no Hospital de Emergência e Trauma da capital. Ele é agente do Paraná e participava de um treinamento da PRF na Paraíba. O estado de saúde era considerado grave e na noite da quarta-feira (25) passou para gravíssimo...

     Segundo informações da equipe médica, repassadas a irmã do policial, Karla Sousa Pires, o agente teve a morte cerebral confirmada as 15h30 de sexta. Mas a informação só foi divulgada à noite. "O edema estava muito grande e o sangue já não irrigava mais o cérebro", disse. A família, que é do Paraná, está na Paraíba há cerca de duas semanas e permitiu a doação do fígado, córneas e rins do policial.

     Uma sindicância foi instaurada para apurar as causas do acidente com o agente. A assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal disse que uma comissão de Brasília estava desde o dia do acidente na Paraíba para investigar as causas do afogamento.

     No entanto, a superintendente da PRF na Paraíba, Luciana Duarte, explicou que o processo de sindicância aberto para apurar o caso evoluiu para um processo administrativo disciplinar, que abre perspectiva de punição para o possível responsável pela morte do agente, que estava na polícia há 7 anos. Segundo Luciana, a pena varia entre uma advertência e até mesmo a demissão do funcionário.

     "A gente não está nem pensando nas causas do acidente. Estamos mais focados na saúde de Fernando. O processo de sindicância é que vai apurar", explicou Carla Pires, que é irmã do agente e está em João Pessoa acompanhando o Fernando. Estava prevista uma transferência do agente para Curitiba na quarta-feira (25), mas após as mudanças no estado de saúde a transferência foi cancelada.

Afogamento

     O afogamento ocorreu no dia 17 de julho, de acordo com a assessoria da PRF, durante as instruções de resgate aquático que um dos módulos do treinamento do Curso de Operador de Equipamentos Especiais, ministrado pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

     Segundo a PRF, os alunos estavam realizando atividades no mar, juntamente com uma equipe de sete instrutores e um bote de apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. Ao perceberem que o policial estava passando mal, os instrutores rapidamente retiraram o policial do mar e iniciaram os primeiros atendimentos, que contou com o apoio de uma equipe médica do Serviço Médico de Atendimento e Urgência (Samu). O policial foi removido de helicóptero para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde foi internado após parada cardíaca.

FONTE: Acesso dia 13/08/12 -  http://informecariri.blogspot.com.br/2012/07/morre-o-agente-da-prf-que-se-afogou.html









 G1PB

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Comemoração do Dia dos Pais no GBMar

       Hoje foi um dia especial no Grupamento Bombeiro Marítimo (GBMar), os militares foram homenageados pelos seus filhos que acompanharam a rotina do quartel colocando a tropa em forma. Depois foi a vez dos filhos torcerem por seus pais na corrida da areia onde o 1º Colocado foi o Sd Djalma, 2º Sd Cleiton , 3º Cb França. 
       A corrida à nadadeira foi uma das atividades mais emocionante com a participação na primeira bateria de 15 militares, restando apenas 2 para a decisão final. O resultado foi 1º Cb Edvan, 2º Sd José e 3º Sd Dos Santos.
     Para finalizar as atividades físicas não podia faltar a famosa "pelada" que neste dia foi especial entre pais e filhos. Quem comemorou na verdade foi os filhos que ganharam de 4x2 dos pais. Não deu para reverter o placar, mas no final tudo acabou em festa com cachorro quente, refrigenrantes, sucos, bolos, frutas e sorteio de brindes.

Sd Nouri e Marina/ Sd Alves e Gabriel


Breve mais fotos ...


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Matéria publicada no JC ONLINE

Resistência

Treinamento capacita bombeiros para trabalho no mar

Grupo passou horas à deriva em Olinda. Vários exercícios foram realizados

Publicado em 03/08/2012, às 16h40

Do JC Online

Participantes pretendem integrar o Grupamento de Bombeiros Marítimos / Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Participantes pretendem integrar o Grupamento de Bombeiros Marítimos

Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Exaustos e com sede, depois de 24 horas no mar, 22 bombeiros que participavam de curso de salvamento retornaram nesta sexta à tarde. O grupo de praças e oficiais ficou em botes à deriva na altura de Casa Caiada, em Olinda. Em terra, equipes de de apoio e uma ambulância estavam a postos, mas não foram acionados. A turma resistiu bem ao frio e ao vento, mas intensos à noite.

O treinamento integra a preparação dos homens para atuarem em operações especiais do Grupamento de Bombeiros Marítimos, com sede em Piedade, no Litoral Sul do Grande Recife. O curso é ministrado desde 1996.

Na saída do mar, eles deixaram os barcos desprovidos de motor e tiveram que nadar até a beira-mar. Parecia uma ação de filme de guerra, dessas que homens descem de navios para invadir por terra a partir da praia. Mas o pior estava por vir. Na areia, tiveram que se perfilar. Depois deitaram para fazer 50 marinheiros, exercícios em que têm que se apoiar nas mãos e pés para levantar o corpo do chão.


 Postado por Bruno Cavalcanti (ALVES)