As estações fluviais de embarque e desembarque de passageiros que fazem parte do projeto de navegabilidade do rio Capibaribe começaram a ser construídas na última sexta-feira. Os sete equipamentos receberão investimento de R$ 94,5 milhões e devem ficar prontos até o primeiro semestre de 2014 como alternativa para o trânsito da capital.
"Esse é um modal que vai melhorar a qualidade de vida da população do Recife e RMR com a melhoria da mobilidade. Vamos ter aqui uma alternativa de transporte seguro, que tem uma visão de integração a outros modais. Estamos resgatando o transporte sobre o rio", disse o governador Eduardo Campos (PSB).
O projeto de navegabilidade é dividido em dois eixos, o Oeste e o Norte. No eixo Oeste, que vai da BR-101 até o Centro do Recife em um percurso de 11 quilômetros passando pelos bairros de Santana, Torre e Derby até o Centro no Recife, serão construídas cinco estações fluviais.
Já no eixo Norte, que vai da rua do Sol, no Centro, até o shopping Tacaruna em um trecho de 2,5 quilômetros, serão mais duas estações, totalizando sete. As estações da rota Oeste serão entregues em março de 2014 e as da Norte serão finalizadas em junho.
"A rota oeste será uma alternativa importante para quem mora nos bairros de Casa Forte, Torre, Caxangá, Detran, Santa Luzia, Parnamirim, entre outros que terão uma outra opção de transporte para o Centro, desafogando vias como a Rosa e Silva e Rui Barbosa, hoje estranguladas pelo tráfego local", disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Treze barcos farão o transporte no rio, com estimativa de transportar 300 mil passageiros por mês. Para garantir a navegabilidade, é realizada desde abril a dragagem do Capibaribe, que já atingiu seis dos 11 quilômetros totais com retirada de 160 metros cúbicos de material contaminado.
Fonte: Destak Jornal
Leia Também:
Rio capibaribe tera seis bases fluviais
Nenhum comentário:
Postar um comentário