quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aberta Seleção para o Corpo Docente Temporário do Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI-2013), da Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES.

 

Está aberta a seleção para o Corpo Docente Temporário do Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI-2013), da Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES. . O prazo para as inscrições encerra-se às 11h59min59 do dia 23 de maio do corrente (Notícia publicada em 21/05/2013, às 11h50).





 1. NOME: Curso de Resgate em Áreas Inundadas.

2. SIGLA: CRAI

Brevê CRAI



3. DESCRIÇÃO: 

     Os três lados do triângulo significam a integração dos componentes básicos da doutrina do salvamento: O SOCORRISTA, A EQUIPE DE SALVAMENTO E A VÍTIMA.

     Sobre a base do triângulo (que se posiciona superiormente) está assentada uma faixa na cor laranja, cor simbólica internacional para equipes de resgate, com a inscrição no seu interior da palavra “RESGATE”, destacando a missão principal dos possuidores do presente brevê. 

     Margeando as faces laterais, na mesma faixa de cor laranja, segue as inscrições: “INUNDAÇÕES”,
na lateral direita e “ENCHENTES”, na lateral esquerda do triângulo, lembrando o cenário de atuação do possuidor do brevê.

     O triângulo que contém toda simbologia do curso de resgate em inundações está sobreposto a um pano de fundo na cor azul turquesa, cor representativa das águas das inundações. As linhas das faces do triângulo são formadas por duas cordas trançadas na cor amarelo ouro, representando as cordas empregadas nas operações de salvamento.

     No centro do triângulo repousa uma bóia circular, tipo salva-vidas, na cor laranja, símbolo universal do socorro às vítimas de afogamento, a bóia apresenta-se com quatro listras brancas (representando as faixas reflexivas), simbolizando a permanente observação da: MISSÃO do resgate, apoiada na TÉCNICA, na TÁTICA e na DOUTRINA OPERACIONA do CRAI, desenvolvido e praticado pelos integrantes do CBMPE.

     No centro da bóia está aplicado o ícone que simboliza inundação, utilizado no Brasil pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

     Na área inferior do vértice do triângulo a bóia é limitada nas linhas das faces laterais por uma peça de corda dupla, onde são aplicados, nas suas extremidades, dois nós “simples”, estando esta peça encurtada no
seio através de um nó “volta do fiador”. Os três nós simbolizam a união inseparável do SOCORRISTA, da EQUIPE DE SALVAMENTO e da VÍTIMA com o sucesso da missão de salvamento em áreas inundadas.

     A heráldica do brevê visa reproduzir os elementos e o ambiente de operações do curso e da missão do bombeiro na missão de resgate em áreas inundadas.

Fonte: SUNOR Nº 014 DE 02 Ago 2011 – Página 17/18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário