domingo, 5 de janeiro de 2014

Orla do Recife de cara nova em janeiro

Prefeitura assina contrato com empresas privadas esta semana e as obras no calçadão vão começar logo em seguida

Publicado em 30/12/2013, às 08h04

Do JC Online

Quadras de tênis da orla vão ganhar novo piso e gradil, além de um quiosque para organizar o uso do espaço / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Quadras de tênis da orla vão ganhar novo piso e gradil, além de um quiosque para organizar o uso do espaço

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Anunciado em outubro, convênio da Secretaria de Turismo do Recife com empresas privadas para adoção da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, será assinado esta semana. Conforme o secretário da pasta, Felipe Carreras, a primeira ação contratada – com início imediato – será a substituição dos equipamentos de ginástica, hoje em ferro e concreto, por aparelhos mais completos e modernos, em aço inoxidável.

“Todos os equipamentos de ginástica dos cerca de 8 quilômetros da orla vão ser trocados, a partir desta semana, por modelos semelhantes aos instalados na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que são esteticamente mais bonitos e permitem exercícios diversificados”, informa o secretário. “Os brinquedos dos parques também serão substituídos e passarão a ser de madeira de demolição, material sustentável e que não esquenta como os de concreto e ferro”.

O projeto de requalificação também prevê a construção de uma academia de ginástica com equipamentos em aço inoxidável (semelhante à instalada na Lagoa do Araçá, na Imbiribeira), no Segundo Jardim. “E uma pista de cooper com piso anti-impacto, beneficiando principalmente pessoas da terceira idade e com problemas de articulação”, complementa Carreras.
A área ainda ganhará rede wi-fi para utilização pública e um quiosque, onde a população poderá agendar o uso das quadras poliesportivas. “O agendamento também poderá ser feito pela internet, por meio de aplicativo que vamos disponibilizar”, salienta o secretário. “A medida vai resolver uma das queixas existentes de que há pessoas se apropriando das quadras, pois hoje o uso é muito desorganizado”. A reforma das quadras de tênis começaram há 15 dias, com recursos municipais, mas o que se vê ainda são espaços degradados, sem tela, com gradis enferrujados.

Outro motivo de constantes reclamações dos ciclistas, a ciclovia da orla será suavizada, para dar mais segurança aos usuários e facilitar o tráfego. A obra deve reduzir em cerca de 50 o número de vagas de estacionamento no local.
ADOÇÃO - O convênio de adoção da orla é semelhante ao de gerenciamento das praças, onde as empresas responsáveis terão direitos e deveres. “Elas deverão fazer manutenção dos equipamentos de esporte e lazer, cuidar dos banheiros e, em troca, poderão fazer publicidade na área”, explica o secretário, informando que será assinado convênio com duas empresas agora e, posteriormente, com outras duas. “O valor do investimento é de R$ 10 milhões”.

Para quem mora ou frequenta o local, a área precisa de mudanças maiores. “Aqui no Pina tá tudo muito desorganizado. Falta segurança, o lixo fica amontoado e tem gente que finge usar as quadras de tênis só para assaltar as pessoas. Sem falar que há turistas pagando R$ 5 para tomar banho na própria água do mar, em chuveiros improvisados. Deviam fazer aqui o mesmo trabalho que fizeram na orla de Jaboatão”, avaliou o operador de som Eduardo Miguel, 40, morador do bairro.

Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário