domingo, 5 de janeiro de 2014

Golfinho de 2,5 metros é encontrado morto em Itapuama

Publicação: 03/01/2014 18:19 Atualização: 03/01/2014 18:27

Foto: Adriano Artori/Divulgação
Foto: Adriano Artori/Divulgação
Um golfinho de 2,5 metros, popularmente conhecido como nariz de garrafa (da espécie Tursiops truncatus), foi encontrado na tarde da última quinta-feira (02), em frente ao Hotel Velho da Praia de Itapuama, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do estado. O animal, um macho de 20 kg, estava agonizando quando foi visto por surfistas, que ficaram assustados acreditando ser um tubarão.

Segundo o ambientalista Adriano Artori, que tentou salvar o golfinho, a espécie deve ter sido capturada por pescadores, pois o animal apresentava marcas de náilon e de rede por todo o corpo. “Segundo testemunhas, o golfinho estava se debatendo em um local de difícil acesso, quando o náilon arrebentou e ele foi bater já morto na praia”, contou Artoni.

Ainda de acordo com ele, o habitat natural dessa espécie são nos mares do Rio Grande do Sul, mas, vez por outra, gosta de vir para o Nordeste. “Esse golfinho chega a ser um concorrente dos pescadores, porque come muito peixe. É usualmente mantido em cativeiro, pois é muito dócil, sendo usado em atrações turísticas”, explicou o ambientalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário