segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mero é encontrado morto na Praia de Suape, Litoral Sul de PE

Peixe tem 1,86 metro de comprimento e pesa mais de 100 quilos.
Animal está na lista das espécies ameaçadas de extinção.

 

foi encontrado morto na Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco. O peixe, que foi achado por pescadores nesta segunda-feira (15), mede 1,86 metro de comprimento e pesa mais de 100 quilos. O animal é ameaçado de extinção, segundo a IUCN (International Union for Conservation of Nature), organização internacional que monitora a presença das espécies no mundo.

O ambientalista Adriano Artoni ficou sabendo da morte do mero pelos pescadores que trabalham na região. “Eles me contaram que o peixe foi visto, no fim de semana, circulando na beira da praia. Creio que o animal tinha entre 20 e 25 anos, mas ele vive até os 50, em média. A Associação de Pescadores de Suape diz que estão acontecendo explosões no mar para abrir arrecifes e facilitar a passagem dos navios. Explosões desse tipo deixam esses animais muito sensíveis, eles ficam atordoados com o barulho, acabam morrendo”, argumentou.

Segundo Artoni, o mero foi enterrado na orla da praia. “É um procedimento normal. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) me autoriza a fazê-lo. Daqui a seis meses vamos escavar o local do enterro e recolher otólito, uma substância encontrada no osso da cabeça do mero para saber a idade exata do animal. Os ossos serão levados para algum museu, para ajudar nas pesquisas científicas”, afirmou.

Conforme a equipe do projeto Meros do Brasil, que monitora o peixe na costa brasileira, a espécie é encontrada geralmente em águas tropicais e subtropicais no Oceano Atlântico, da Flórida (EUA) ao Brasil (até Santa Catarina), ao longo de todo o Golfo do México e em partes do Caribe. Além de Pernambuco, o grupo desenvolvem ações no Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, na Bahia, em São Paulo, Santa Catarina.

Mero é encontrado morto na Praia de Suape, Litoral Sul de PE (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)Peixe achado morto no litoral tinha entre 20 e 25 anos. (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)
Mero é encontrado morto na Praia de Suape, Litoral Sul de PE (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)Mero foi enterrado na orla da Praia de Suape. (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário