Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil participam do esquema. São mais de 2,5 mil homens, distribuídos em todo o litoral pernambucano.
07/09/2012 09h47 - Atualizado em 07/09/2012 10h21
Oficialmente, o verão ainda não começou, mas, em Pernambuco, o sol já começa a brilhar mais forte, levando a população às praias a partir desta sexta-feira (7). Por isso, a Secretaria de Defesa Social (SDS) dá início à Operação Verão 2012 para reforçar a segurança na área costeira do estado, com mais 2,5 mil profissionais atuando nos 187 quilômetros de extensão do litoral, até o dia 31 de março de 2013.
O Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil participam do esquema especial montado pelo governo do estado. Além do policiamento, a SDS também estará com uma ouvidoria itinerante, corregedoria, delegacia pela Internet e dois helicópteros. Ao todo, serão 2.605 homens trabalhando, um aumento de mais de 100% em relação ao ano passado.
“É uma operação de integração, cada um tem sua expertise, cada um tem seu conjunto de ações, mas com um objetivo em comum. Temos metas em relação ao resgate, aos CLVIs [Crimes Letais Violentos Intencionais], ao Pacto Pela Vida. Com certeza teremos resultados posivitos no verão”, contou o coronel Daniel Ferreira, do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Militar reforçou o efetivo em toda orla do estado, com 1.434 homens. Em Olinda, estão sendo empregados 238 homens e três postos de comando. Nas praias do Recife, Boa Viagem e Pina, são 467 policiais; já em Piedade, Candeias e Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, 115 policiais fazem o reforço. Nas praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha, em Paulista, e na Ilha de Itamaracá, 280 homens se revezam no policiamento da área.
Mais ao sul, nas praias do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, serão 201 policiais. Ao norte, Em Ponta de Pedras e Carne de Vaca, em Goiana, estarão 37 homens e seis viaturas. Por fim, em São José da Coroa Grande, Tamandaré e Sirinhaém serão 96 homens e sete viaturas.
Os bombeiros irão atuar com 1.089 homens, inclusive no arquipélago de Fernando de Noronha. Na Praia de Boa Viagem e Pina, serão 15 postos fixos de guarda-vidas – os outros balneários também terão um posto da corporação. “Com certeza, vamos diminuir os afogamentos, tanto no litoral quando nas áreas fluviais no interior do estado”, assegurou o coronel Ferreira.
No 7 de setembro, a operação aquática dos bombeiros terá policiamento reforçado nas praias de Ponta de Pedras, Itamaracá, Olinda, Recife, Jaboatão, Itapuama, Enseada dos Corais, Porto de Galinhas, Tamandaré e Praia dos Carneiros. O efetivo é 50% maior do que o aplicado no ano passado.
Já a Polícia Civil atuará com 82 policiais e uma Delegacia Móvel na Praia de Ponta de Pedras, em Goiana. Haverá reforço ainda nas delegacias do Turista e nas seccionais de Jaboatão dos Guararapes, Piedade, Paulista, Itamaracá, Maria Farinha, Porto de Galinhas, Goiana, Tamandaré e São José da Coroa Grande.
Fonte acessada no dia 10/09/12 no endereço: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/09/sds-da-inicio-operacao-de-reforco-no-policiamento-das-praias-de-pe.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário