quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Grupo de surfistas quer extermínio de tubarões em PE: 'tubarão na panela'

Moradores de Recife arrecadam dinheiro para caçar os animais em barcos pesqueiros. Autoridades afirmam que prática é irregular.

No Posto 5, na praia de Boa Viagem, emRecife (PE), o surfe faz parte de um protesto polêmico. O motivo é que as águas estão cheias de tubarões e os surfistas sabem disso. Nas paredes do local, é possível ver pichações com os dizeres: “Tubarão na panela”.
O músico Raz Henrique é líder do movimento “surfe suicida”, em que os surfistas se jogam no mar mesmo sabendo que o local tem tubarões. “Mesmo sabendo do problema, eu quis tomar essa atitude para chamar a atenção do pessoal. As ações que sacodem a sociedade têm de ser drásticas”, diz.
Para os surfistas do grupo autointitulado P5, a solução seria exterminar todos os tubarões da área. “Assim como se a minha casa fosse invadida por ratos, eu vou ter que exterminar esse ratos”, diz o médico Arthur Tavares.
Outro grupo, denominado Pró Pesca arrecada dinheiro e vai, em barcos pesqueiros, atrás do que considera o ‘inimigo’. “A gente tem de primar pela segurança da população”, destaca o engenheiro de pesca Bruno Pantoja.
Pantoja conta que é imprevisível a quantidade de tubarões que se pode capturar. Imagens postadas na internet mostram alguns dos resultados da pesca promovida pelo grupo. A videorrepórter Bárbara Veiga embarcou com o grupo numa expedição. Veja no vídeo ao acima.
A atitude dos ativistas antitubarões é criticada por especialistas e autoridades. “A única maneira para resolver o problema seria fechar o porto de Suape, o que é obviamente inconcebível do ponto de vista socioeconômico. Aterrar todo o canal que existe em frente a Boa Viagem, o que é inconcebível do ponto de vista ambiental. Ou exterminar todos os tubarões-tigres que existem no Oceano Atlântico, o que é muito menos concebível ainda do ponto de vista da sustentabilidade ambiental”,  diz Fábio Hazin, ex-presidente da Comissão estadual de Monitoramento de Tubarões .
Mas quem caça tubarões pode ser multado e até preso. “Nós temos uma denúncia para oIbama, uma para a Delegacia de Crimes Ambientais, Ministério Público e a coisa continua. Porque eu acho que eles convidarem você para fazer uma expedição de caça um absurdo”, destaca Rosangela Lessa, presidente da Comissão estadual de Monitoramento de Tubarões.
Matéria postada por Chuva no Facebook.

Moradores vão ganhar área de lazer em Boa Viagem

ZONA SUL

Moradores vão ganhar área de lazer em Boa Viagem

Iniciativa, que faz parte do projeto “Lazer na Rua”, valerá apenas aos domingos e feriados, sempre no horário das 8h às 17h

19/09/2013 08:08 - Priscilla Costa, da Folha de Pernambuco

http://marcobeloforte.blogspot.com.br/

A partir do dia 6 de outubro, os moradores da Zona Sul da Cidade poderão contar com mais uma opção de lazer. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, vai fechar o trecho do 2º Jardim, na avenida Boa Viagem, a fim de proporcionar espaço livre para as pessoas andarem de patins, skate ou bicicleta na área. A iniciativa, que faz parte do projeto “Lazer na Rua”, valerá apenas aos domingos e feriados, sempre no horário das 8h às 17h. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer em Pernambuco, Felipe Carreras, o objetivo é dar ao cidadão a oportunidade de aproveitar mais a cidade.
“O incentivo ocorreu devido à ciclofaixa. A partir disso, resolvemos ampliar o trecho também para o lado de Boa Viagem”, disse. Além disso, Carreras também comunicou que, além do trecho do 2º Jardim, mais dez ruas estão dentro do projeto. “Nós vamos também aplicar a iniciativa em mais dez ruas dos bairros do Arruda, Afogados, Santo Amaro, Brasília Teimosa e outros que ainda estão sob discussão. Isso tudo com o intuito de fazer com que as pessoas curtam mais o Recife. Lazer é fundamental numa cidade para que as pessoas vivam melhor e tenham qualidade de vida”, afirmou o secretário.
Fonte: Folha Pe

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Corpo de adolescente desaparecido é encontrado no litoral de Pernambuco

facebook.com/jornaldiariodepernambuco
O Corpo de Bombeiros retoma hoje os trabalhos de buscas para encontrar o corpo de Gleibson Lins da Silva. O adolescente de 16 anos entrou no mar, em Piedade, na altura do hotel Dorisol, na tarde do último domingo quando, de acordo com testemunhas, se afogou e sumiu de vista. Ontem, duas embarcações e mais um helicóptero realizaram rondas na área durante todo o dia. O tenente do Grupamento de Bombeiros Marítimos, Everton Marinho, contou que o local oferece risco de ataque de tubarão, porém, não acredita que Gleibson tenha sido morto dessa maneira.
“Geralmente quando é tubarão as pessoas avistam logo sangue e até o animal, só que neste caso não foi assim”, disse. Muita gente, além dos pais do garoto acompanharam as buscas durante todo o dia. A mãe dele, Daniele Maria Lins, contou que o filho gostava de jogar bola e de vez em quando ia à praia para se divertir com os amigos. “Estou esperançosa em encontrar meu filho ainda”, disse. Folha Pe
O corpo do jovem que morreu afogado no último domingo (15) na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi encontrado na manhã desta terça-feira (17) nas proximidades da Igrejinha de Piedade. O Corpo de Bombeiros realizava as buscas desde o desaparecimento, quando por volta das 9h30 encontrou o cadáver.
No domingo, Gleibson Lins da Silva, de 16 anos, estava tomando banho de mar no local, quando teria se afogado, por volta das 14h. As buscas foram feitas com a ajuda de helicópteros e mergulhadores, mas segundo o CB, foi a maré que trouxe o corpo até a costa. O cadáver foi encontrado com o braço dilacerado.
O corpo deve ser liberado ainda esta tarde pelo IML. O tio de Gleibson irá definir local e horário para o funeral. Jc Online


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estações do Capibaribe têm obras iniciadas

As estações fluviais de embarque e desembarque de passageiros que fazem parte do projeto de navegabilidade do rio Capibaribe começaram a ser construídas na última sexta-feira. Os sete equipamentos receberão investimento de R$ 94,5 milhões e devem ficar prontos até o primeiro semestre de 2014 como alternativa para o trânsito da capital.
"Esse é um modal que vai melhorar a qualidade de vida da população do Recife e RMR com a melhoria da mobilidade. Vamos ter aqui uma alternativa de transporte seguro, que tem uma visão de integração a outros modais. Estamos resgatando o transporte sobre o rio", disse o governador Eduardo Campos (PSB).
O projeto de navegabilidade é dividido em dois eixos, o Oeste e o Norte. No eixo Oeste, que vai da BR-101 até o Centro do Recife em um percurso de 11 quilômetros passando pelos bairros de Santana, Torre e Derby até o Centro no Recife, serão construídas cinco estações fluviais.
Já no eixo Norte, que vai da rua do Sol, no Centro, até o shopping Tacaruna em um trecho de 2,5 quilômetros, serão mais duas estações, totalizando sete. As estações da rota Oeste serão entregues em março de 2014 e as da Norte serão finalizadas em junho.
"A rota oeste será uma alternativa importante para quem mora nos bairros de Casa Forte, Torre, Caxangá, Detran, Santa Luzia, Parnamirim, entre outros que terão uma outra opção de transporte para o Centro, desafogando vias como a Rosa e Silva e Rui Barbosa, hoje estranguladas pelo tráfego local", disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Treze barcos farão o transporte no rio, com estimativa de transportar 300 mil passageiros por mês. Para garantir a navegabilidade, é realizada desde abril a dragagem do Capibaribe, que já atingiu seis dos 11 quilômetros totais com retirada de 160 metros cúbicos de material contaminado.
Estações do Capibaribe têm obras iniciadas
Fonte: Destak Jornal

Leia Também:
Rio capibaribe tera seis bases fluviais

Audiência pública discute o monitoramento de incidentes com tubarões


Publicação: 16/09/2013 11:07 Atualização: 16/09/2013 14:14

A reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões será nesta quarta-feira. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press/Arquivo
A reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões será nesta quarta-feira. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press/Arquivo
Uma audiência pública vai discutir a atuação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). A reunião será realizada na  próxima quarta-feira, às 13h, no auditório do Ministério Público Federal (MPF).

A ideia da audiência partiu do MPF, do Ministério Público Estadual (MPPE) e da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), por iniciativa da procuradora federal Mona Lisa Duarte Adbo Asiz Ismail, do promotor Ricardo Coelho e do deputado João Fernando Coutinho. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) preside o Cemit, atualmente sob a liderança da professora Rosangela Lessa, do Departamento de Pesca e Aquicultura.
Na próxima quinta-feira, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco também realiza uma audiência pública para cobrar providências de prevenção a novos ataques de tubarão na orla da Região Metropolitana do Recife. A reunião está marcada para as 14 h, no Auditório do 6º andar do anexo I da casa. O encontro será presidido pelos deputados José Humberto Cavalcanti e João Fernando Coutinho.
Em julho deste ano, a estudante Bruna Gobbi, de 18 anos, morreu depois de ser atacada por um tubarão enquanto tomava banho de mar em Boa Viagem, zona sul do Recife. Com o caso subiu para 59 o número de ataques registrados pelo Cemit.
Antes deste caso, a morte mais recente por ataque de tubarão no estado tinha sido registrada em junho, na Enseada dos Corais. José Rogério Tavares da Silva, 41 anos, foi visto pela última vez na companhia de uma mulher, na tarde do dia 25 daquele mês, depois de ingerir bebida alcoólica. O corpo foi encontrado apenas três dias depois, na Praia do Paiva, ainda com roupas, mas com grandes marcas de mordidas, em especial nas pernas, o que levou à conclusão do IML de que a causa da morte teria sido a hemorragia dos ferimentos e não um afogamento seguido da ação do peixe.

SAIBA MAIS

59 vítimas de ataque desde o início da contagem, em 1992

31 surfistas
28 banhistas

24 mortes
35 feridos

53 Homens (89,8%)
2 Mulher (3,4%)
4 Não identificado (6,8%)

Trimeste
10 Jan-Mar (16,95%)
18 Abr-Jun (30,51%)
19 Jul-Set (32,20%)
12 Out-Dez (20,34%)

Cidade
27 Recife (45,76%)
21 Jaboatão dos Guararapes (35,59%)
06 Cabo de Santo Agostinho (10,17%)
03 Olinda (5,08%)
01 Paulista (1,7%)
01 Goiana (1,7%)

Banco de sangue do Hemope em estado crítico


Publicação: 16/09/2013 22:03 Atualização:

A falta de doações ocasionou uma queda de 33% no número de coletas de sangue realizadas no Hemope. Com apenas 10% da sua capacidade, o hemocentro está em situação crítica e precisa, com urgência, repor o estoque. Por isso, convoca a população para doações.

De acordo com os administradores do banco de sangue, a média de coletas de sangue por dia é de 300 doações, mas caiu para 200 doações nos primeiros dias de julho e não se recuperou.

Quem pode doar sangue:
Mulheres e homens com idade entre 16 e 67 anos.
Menores de 18 anos (a partir de 16 anos), com consentimento do responsável legal a cada doação.
Pessoas com peso acima de 50 Kg e gozando de boa saúde.

Para doar sangue é preciso:
Apresentar documento oficial de identificação com fotografia (RG, CPTS, Carteira de Motorista, Passaporte).

Não ter tido hepatite (após os 11 anos), malária ou doença de Chagas.

Não ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis como: sífilis, aids etc.

Para proteger sua saúde e a do paciente é importante:
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação.
Comparecer ao local da doação alimentado, evitando alimentos gordurosos.
Obedecer ao intervalo de doação: 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres.
Não estar grávida ou amamentando.
Não estar fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.
Não ter tatuagens recentes (feitas há menos de 12 meses).
Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos dez anos.

Fundação Hemope
Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças.
Horário: de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.


Curiosidades

Maior doador de sangue

O catarinense Orestes Golanovski foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Maior doador de sangue do Brasil, entrando em 2011 para o RankBrasil – Recordes Brasileiros. Até junho de 2006, ele já havia feito 187 doações. O recordista doou sangue até completar 65 anos, idade limite para a ação solidária.

Em 18 de agosto de 1978 a Associação Médica de Minas Gerais - Seção Regional de Diamantina declarou e comprovou por meio de documentos que o 3° sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) José Maria de Oliveira havia doado, até aquela data, 372,5 litros de sangue, tornando-se o maior doador de sangue da história. Esse feito foi registrado no Jornal "A Voz da União" da PMMG em 2002.

Direitos

No Brasil

A lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, regulamenta o §4º do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados e estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades.
No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da lei nº 8.112/1990).
Há ainda a lei federal nº 1.075, de 27 de março de 1950, que permite que a doação de sangue seja incluída na folha de serviço de funcionário público civil ou militar e que, não se enquadrando nestas categorias, que o doador seja incluído entre os que prestam serviços relevantes à sociedade e à Pátria.

Alves ( Doador de sangue desde 2001 acredito que tenho mais de 20 doações entre Hemope e Inhene, mas a maioria foram voluntárias, porquê me tornei doador? Simples, ajudar uma pessoa que nem conheço isso foi o que passou na minha cabeça na minha primeira doação. Na época consegui alguns voluntários para ir comigo).

domingo, 15 de setembro de 2013

Corrida Porto Xtreme 5 Km

Preparação antes da largada "Águia" e Daniel


Alongamento
Corrida Porto Xtreme 5km, nem deu para suar.kkk mais valeu apenas correr no paraiso de frente para o mar. Muito bom, até a próxima dia 29 Mauricio de Nassau. 1 Coríntios: 9. 23. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante. 24. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 
Laragada
25. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. 26. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. 27. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. 
Medalha no peito
- Obrigado Senhor mais uma meta concluida. Valeu Aguia Bruno Florencio tamos juntos
Ass: Daniel Lopes

sábado, 14 de setembro de 2013

Foto tirada no dia 09/09/13 Posto 05 Jaboatão.

Foto retirada do Facebook do Sd Elinaldo. Dois filhotes de tubarão Cabeça Chata pescado em Jaboatão dos Guararapes - Piedade.


Nadadora de 64 anos completa travessia recorde entre Cuba e Flórida



KEY WEST, EUA, 2 Set (Reuters) - A nadadora norte-americana de longa distância Diana Nyad, de 64 anos, tornou-se nesta segunda-feira a primeira pessoa a atravessar o estreito da Flórida a partir de Cuba sem uma proteção contra tubarões, obtendo sucesso em sua quinta tentativa.
Nyad levou 53 horas para chegar à costa depois de partir de Havana, completando os cerca de 177 quilômetros de viagem e estabelecendo um recorde de natação mais longa em oceano sem uma jaula contra tubarão, de acordo com a sua tripulação.
Ela foi recebida por uma multidão que aproveitava o sol na praia durante o feriado do Dia do Trabalho em Key West, sendo cercada e fotografada. A nadadora foi imediatamente colocada em uma maca e hidratada, antes de ser levada para um hospital. Seu rosto parecia queimado e seus lábios estavam inchados.
Lábios inchados devido a água salgada.


Essa foi a sua quinta tentativa em 35 anos de realizar a travessia.
Cerca de 3,2 quilômetros antes de chegar a Key West, Nyad fez uma breve pausa para agradecer à sua equipe de apoio.
"Este é um sonho da minha vida e eu estou muito, muito feliz por estar com vocês", disse ela. "Então vamos indo, para que possamos ter uma festa enorme."
A maratonista havia dito que esta era sua última tentativa, desta vez usando uma máscara de silicone protetora para melhor protegê-la de água-viva, potencialmente mortal, que a obrigou a acabar com uma das duas tentativas no ano passado.
Os médicos a bordo de um navio de apoio disseram mais cedo nesta segunda-feira que a língua e os lábios de Nyad estavam inchados, aumentando a preocupação com a respiração, informou o blog dela.
Nyad também estava com "muito frio" e teve uma parada para alimentação cancelada durante a noite, "na esperança de que a natação a mantivesse aquecida".
O tempo estimado inicialmente era de até três dias para completar a travessia, mas Nyad se beneficiou de uma corrente favorável, disseram seus tripulantes.
(Por Michael Haskins)
Fonte das fotos: google imangens "Diana Nyad, de 64 anos"

Natação na velocidade máxima

Desafio Piraquê Raia Rápida reúne os nadadores mais velozes das principais potências do esporte
10/09/2013 14:16  | Por Redação   
 
Foto: Divulgação
No dia 29 de setembro, a piscina do Mourisco, sede de esporte aquáticos do Botafogo, no Rio de Janeiro, será palco do desafio entre quatro forças da natação mundial. Juntas, elas somam 750 medalhas olímpicas e possuem os nadadores mais rápidos do mundo. O desafio Piraque Raia Rápida será de tiro curto. Nele, acontecem 13 provas disputadas em um intervalo de uma hora, com início marcado para às 9h. Nomes de peso como o brasileiro Nicholas Santos, líder do ranking mundial nos 50m borboleta, Florent Manadou (França), atual campeão olímpico dos 50m livre e mundial no revezamento 4x100 m livre, estarão presentes no desafio.
Serão quatro atletas de cada país, competindo em provas individuais e de revezamento. Eles sempre nadarão na sua especialidade (borboleta, costas, peito e livre), em provas eliminatórias, na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova serão desclassificados, até que restem apenas dois nadadores na final de cada estilo. A equipe que vencer a primeira fase em cada modalidade soma 4 pontos, a segunda , 3 pontos e a terceira 2 pontos. A última fica com 1 ponto.
Na segunda fase, os atletas voltam para piscina para a prova de revezamento Medley. A equipe ganhadora soma 8 pontos, a segunda colocada 6 e a terceira 4. A última equipe soma 2 pontos. O campeão da competição será o time que ficar com a maior pontuação nas duas fases. No ano passado, os Estado Unidos levaram o título.
Giacomo Perez-Dortona (França) e Christian Sprenger (Austrália) são os adversários a serem batidos no estilo peito. O primeiro ficou com o ouro nos 100m peito no Mundial de 2013 e a prata nos 100m peito na Olimpíada de Londres-2012. O segundo, na mesma edição do Mundial, ficou com a medalha dourada no 4x100 Medley. Já no nado costas, o Brasil está bem representado por Daniel Orzechowski, líder do ranking Mundial da modalidade em 2012, que terá como principais adversários Adam Mania (EUA) e Daniel Arnamnart (Austrália), que possuem diversos títulos nacionais.
Ainda não ficou definido quem será o representante do Brasil na modalidade mais rápida, os 50m livre. Nesse estilo, o norte-americano Josh Schneider, recordista americano dos 50m livre em piscina curta, Matt Abood, que levou o título Mundial do 4x100 livre em 2011, e o atual campeão olímpico no revezamento 4x100 livre, Fabien Gilot (França).

Parada da Diversidade terá homenagem aos salva-vidas



Publicado por  em Notas às 15h34
Às vésperas da 12ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que acontece domingo (15), promoter Maria do Céu é só empolgação. Animada com as conquistas adquiridas pela comunidade LGBT nos últimos meses, ela garante que o evento deste ano tem gostinho especial. “Uma das coisas mais legais desta edição é que conseguimos manter a parada em Boa Viagem, bairro de visibilidade, que nos projeta muito mais do que se estivéssemos no centro”, conta, rebatendo a polêmica em torno da realização do evento este ano.
FIGURINO Look de Maria do Céu tem inspiração nos bombeiros que resgatam vítimas dos tubarões
FIGURINO Look de Maria do Céu tem inspiração nos bombeiros que resgatam vítimas dos tubarões
Com 13 trios elétricos na rua, o desfile contará com show da musa do tecnobrega Gaby Amarantos, no Parque Dona Lindu, e muita irreverência na avenida. Maria comanda o trio do Clube Metrópole, ao lado do DJ Paulo Pringles e rodeada por seu “balé de salva-vidas”, formado por gogo boys devidamente paramentados. “A fantasia deste ano é inspirada na coragem dos bombeiros salva-vidas, que se arriscam para resgatar as vítimas de tubarão na orla recifense e, ao mesmo tempo, são personagens do fetiche masculino”, revela.
Enviado por Jaime via facebook.
Espero que assim como estão homenageando, respeitem a sinalização dos perigos e recomendações dos guarda-vidas, para que não ocorra nenhuma alteração no desfile.
Alves.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Informações para XI CORRIDA DO FOGO 20/10/13

AS INSCRIÇÕES PARA MILITARES ACONTECERÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E

DESPORTOS (CEFD) A PARTIR DE OUTUBRO 2 kg de alimento não perecível E PARA

CIVIS JÁ SE ENCONTRAM ABERTAS

NO SITE CORRE 10 , INFORMAÇÕES REPASSADAS PELA TEN ALINE (3182-9193)


sábado, 7 de setembro de 2013

Inscrições para a corrida de 5km Porto Xtreme 14/09/13

Bom dia senhores e senhoras,

o Sd Bm Lira ligou informando que havia inscrições SOMENTE para a corrida de 5km em Porto de Galinhas, os interessados devem colar as informações abaixo e enviar para o Email ntagbmar@gmail.com até às 20:00 do dia 08/09 para que as inscrições possam ser encaminhada para o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIO DAS PROVA ACESSE O LINK ABAIXO.

PORTO XTREME

Att,

Sd Bm Alves.

NOME COMPLETO:

CPF:

RG:

MATRÍCULA:

OME: GBMar

TELEFONE PARA CONTATO:

EMAIL:

DATA DE NASCIMENTO: