sábado, 31 de agosto de 2013

Pinturas que retratam o dia a dia dos Bombeiros, principalmente dos GV's

Pesquisando fotos de guarda-vidas encontrei o blog deste artista cuja fotos etão postadas abaixo deixo uma breve descrição do seu perfil

"Sou um pintor autodidata que busca um estilo próprio com o estudo dos Grandes Mestres. Com traços marcantes e volumosos, feitos com espátula ou pincel, deixo em meus trabalhos generosas camadas de tinta que é uma de minhas características. Acredito que para pintar bem é necessário desenhar bem, e nunca fico longe do papel e lápis". CARLOS RUIZ.
Carlos Ruiz e sua caixa de pintura.

Fonte: http://carlosaruiz.blogspot.com.br/

Contato: caruiz2004@yahoo.com.br 

LONDRINA, PARANÁ, BRASIL.










Convite da Academia de Letras Ciências e Artes de Londrina.










Trabalho realizado no alojamento em Sta. Terezinha.









sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Curiosidades sobre a natação: PRATIQUE sem Moderação

SUBMERSO EM SAÚDE

Os benefícios da natação começam assim que você cai na água
1 MINUTO

Alivie as articulações
Dentro d`água, suas articulações sofrem menos pressão. "Por diminuir o peso do corpo, a água reduz o risco de qualquer lesão", diz Mike Peyrebrune, treinador do esporte na Universidade Loughborough, na Inglaterra.

5 MINUTOS

Salve o coração
Segundo estudo realizado pelo fisiologista do esporte Turíbio Leite de Barros, consultor da MH, a natação é, ao lado do remo, o melhor exercício para queimar calorias. E esse gasto pode reduzir em 62% o risco de morrer por doenças cardíacas.
22 MINUTOS

Sue a cerveja
22 minutos de nado livre queimam o equivalente a uma lata de cerveja e a modalidade emprega 44 músculos. "É o estilo que os nadadores conseguem executar por mais tempo e com mais intensidade", explica o treinador de natação Fernando Vanzella.
30 MINUTOS

Vença a bike
De acordo com o periódico americano Compendium of Physical Activities, meia hora de natação vigorosa é quase como pedalar 11 quilômetros numa velocidade de 22 km/h. Mas pedalar traz quase tanto benefício quanto nadar. E a mesma diversão.
45 MINUTOS

Adote a borboleta
45 minutos desse estilo queimam até 600 calorias, equivalente a um pedaço de lasanha. Ele tambémé excelente para ombros, costas e tríceps. "Se achar difícil, nade peito com uma prancha de isopor no meio das pernas", explica o treinador americano Terry Laughlin.
60 MINUTOS

Queime o fast food
Uma hora de nado estilo costas queima 500 calorias - praticamente um Big Mac. Se o objetivo é enxugar banha, cair na piscina é mais eficaz que levantar peso, que consome apenas de 270 a 450 calorias.

1 SEMANA

Afaste o derrame
Se você está preocupado com isso, é melhor tomar algumas medidas. Três sessões semanais de uma hora de natação reduzem seu risco de derrame cerebral. Um estudo feito com 47 721 finlandeses descobriu que três horas semanais de exercícios vigorosos como a natação reduzem os riscos de derrame em 26%.
Depois do treino, mergulhar na cerveja não causa culpa
2 SEMANAS

Derrube a depressão
Nadar afasta a doença. Talvez o benefício venha do efeito calmante da imersão, ou simplesmente da abundância de garotas em trajes de banho, ou mesmo do caldo naquele moleque chato. Masé líquido e certo: o exercício relaxa de verdade. Estudos da Universidade da Cidade de Nova York, nos EUA, descobriram que nadadores eram significativamente menos tensos, depressivos, zangados, confusos e ansiosos do que não-nadadores.
10 SEMANAS

Respire fundo
De acordo com um estudo publicado no periódico americano Journal of Applied Physiology, depois de nadar uma hora por dia, três vezes por semana, durante 70 dias, os voluntários aumentaram em 11% seu VO2 (capacidade do pulmão de processar oxigênio).
15 SEMANAS

Controle o colesterol
Uma pesquisa da Universidade de Harvard (EUA) sugere que, ao aumentar o nível de HDL (colesterol bom) com exercícios complexos como a natação, é possível reduzir o risco de ataque do coração em 30%. Mais: o esporte também pode controlar o LDL (colesterol ruim).
26 SEMANAS

Faça as mulheres felizes
Segundo Fernando Vanzella, o peitoral de) nido e o formato em V das costas começam aparecer consideravelmente após seis a 12 meses de natação. A boa notícia: numa pesquisa com leitoras da revista Nova , 30% delas elegeram o peitoral como o músculo preferido.
E FINALMENTE...

Demore para morrer
Um estudo da Universidade Harvard, com 17 mil homens, descobriu que aqueles que queimaram 2 mil calorias por semana se exercitando- equivalente a três ou quatro sessões de natação - vivem, em média, dois anos a mais do que aqueles que não mergulharam nessa.
... e fique jovem para sempre
Em um estudo da Universidade de Indiana, nos EUA, testes de pressão, função pulmonar, massa muscular e exames de sangue em um grupo de nadadores com mais de 50 anos descobriu que o corpo deles funcionava em níveis normalmente observados em pessoas muito mais jovens. As funções ) siológicas geralmente entram em declínio numa taxa de 0,5-1% ao ano depois dos 35 anos, mas, ao analisar marcadores biológicos e comparar os resultados com a população, os pesquisadores concluíram que nadando uma distância de três a cinco quilômetros, de três a cinco vezes por semana, a maioria dos mortais vive mais de 70 anos.

Fonte: http://tudosobrenatacao.blogspot.com.br/

Rio Capibaribe terá seis bases fluviais de segurança


Postado em:  por:  — Seja Você o Primeiro a Comentar! ↓


O Rio Capibaribe, o principal do Recife, é cenário de uma ação inédita em segurança pública na capital pernambucana. Toda a calha vai receber seis bases fluviais fixas de policiamento para garantir a segurança do transporte  no rio, inclusive o turístico, e, de quebra, inibir o tráfico de drogas nas comunidades ribeirinhas, fugas de assaltantes que atuam no Centro e até mesmo afogamentos.
Primeira central será instalada em frente ao Fórum Thomaz de Aquino. Orçada em R$ 1 milhão, ela terá policiais militares, bombeiros e guardas municipais (NANDO CHIAPPETTA/DP/D.A PRESS)
O primeiro passo é construir uma base aproveitando os restos de um prédio em ruínas na Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. O lugar, na frente do Foórum Thomaz de Aquino, vai funcionar como uma espécie de sede do projeto e terá também um restaurante no primeiro andar, o que seria mais um pontapé para atrair turistas ao bairro.
O Corpo de Bombeiros está com o projeto arquitetônico da obra em fase de conclusão. Em cada base, haverá policiais militares, bombeiros e guardas municipais. “Será uma ação preventiva e repressiva ao mesmo tempo”, informou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. O projeto, batizado de Capibaribe Seguro, funcionará paralelamente a outro projeto do governo do estado, o Rios da Gente, que prevê a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiro com o uso de embarcações, ônibus e metrô.
A ideia já foi apresentada pelo secretário de Defesa Social ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, que mostrou-se interessado em apoiar a iniciativa. Depois de concluído o projeto arquitetônico, será a vez de licitar o projeto executivo para o início das obras. A expectativa é que a construção seja iniciada até o final deste ano.
Atrativo 
O modelo a ser aplicado no Rio Capibaribe é semelhante ao usado ao longo da beira mar da Zona Sul. “Já temos algo parecido na orla de Boa Viagem, que são as plataformas erguidas na praia, onde PMs e bombeiros trabalham juntos 24 horas. Queremos levar isso também para o Centro”, comentou o secretário. “Em primeiro lugar, vamos oferecer mais segurança às pessoas que usam o transporte fluvial, mas a iniciativa também visa dar apoio às operações policiais realizadas no rio e no mar”, acrescentou Damázio.

Do Diario de Pernambuco, onde você pode ler a matéria completa na edição deste domingo.




Como trabalhar neste local totalmente insalubre,mais um 

perigo além do tubarão? confira:


Falta de esgoto sanitário é uma das causas da contaminação do Capibaribe


Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press
Palafitas no bairro da Torre, Recife. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press
A constatação de que o Capibaribe está contaminado por metais pesados alerta para os riscos socioambientais e exige a identificação das fontes poluidoras.
Não é tarefa difícil descobrir quem lança chumbo, mercúrio e zinco no rio.
Um passeio pelas margens do rio-símbolo do estado mostra no Recife, por exemplo, o quanto de esgoto e lixo domésticos sujam o Capibaribe.
Parte dessa sujeira vem de palafitas e casebres.
Mas há outras causas bem mais preocupantes, como os despejos industriais e a ausência de saneamento básico nas cidades ribeirinhas.
Raras cidades ao longo dos 240 quilômetros do rio, que banha 42 municípios pernambucanos, tratam o esgoto.
A capital serve bem de exemplo. Com cerca de 40% saneada, a “Veneza brasileira” despeja diariamente toneladas de material orgânico no Capibaribe.
O resultado não poderia ser diferente.
Em três quilômetros dragados até agora pelo projeto de navegabilidade, retirou-se 100 mil metros cúbicos de material contaminado.
Essa quantidade pode ser multiplicada por quase seis vezes, no mínimo, ao fim da dragagem dos 17 quilômetros previstos.
O projeto espera dragar 859 mil metros cúbicos de resíduos.
Detalhe: Tal volume é para se fazer um canal de navegação de 2,50 metros de profundidade e 36 metros de largura.
E o rio, como bem sabemos, é bem mais largo em vários pontos.

Todos os resíduos dragados do Capibaribe estão contaminados

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Os resíduos dragados até agora do Rio Capibaribe, pelo projeto de navegabildade, no Recife, estão contaminados por metais pesados.
E não é pouco o material retirado. Desde meados de março deste ano, início da dragagem, retirou-se 100 mil metros cúbicos de resíduos.
A lama e as peças removidas do fundo do rio apresentavam, segundo as primeiras avaliações, chumbo, zinco e mercúrio.
Dos 100 mil metros cúbicos, 12% foram encaminhados pela Secretaria Estadual das Cidades, responsável pelas obras, para um aterro sanitário em Igarassu.
Os outros 88% permanecem no bota-espera às margens do Capibaribe, próximo à BR-10. Quando secos, serão levados para o aterro.
Ao todo, o projeto de navegabilidade, previsto para ser concluído em 2014, deve dragar 859 mil metros cúbicos de resíduos.
Se algum material não estiver contaminado, seguirá para um bota-fora oceânico que fica a cerca de 11 quilômetros da costa litorânea.
É esperar para ver o grau de contaminação do rio, o que será parcialmente conhecido no fim deste mês com o resultado de um laudo técnico.
Dependendo da quantidade encontrada, o chumbo, por exemplo, pode afetar a medula óssea, os rins e o sistema nervoso central e periférico.

Capibaribe, um rio poluído. E também contaminado por metais pesados

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Além de poluído, O Capibaribe está contaminado por metais pesados.
A contaminação foi verificada no processo de dragagem do rio, iniciada em março e que transformará 13,9 quilômetros navegáveis no Recife.
Nos resíduos retirados do fundo do rio, encontrou-se mercúrio, chumbo e zinco.
As análises não indicam os índices de cada metal nos resíduos.
São esses número que dirão se quantidade dos produtos químicos verificados prejudicam as espécies existentes no rio e as pessoas.
Um laudo técnico do problema foi solicitado pela Secretaria Estadual das Cidades, à frente do projeto de navegabidade, ao Itep.
Mesmo sem o laudo, a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, avalia que a presença de metais pesados não prejudica a saúde da população.
Isso porque, segundo a secretária, as pessoas não têm contato com o material contaminado e dragado do fundo do rio.
O laudo do Itep deve ficar pronto ainda neste mês.

Ataques de tubarão pelo mundo, o que fazer?

Ataques de tubarão se multiplicam na ilha Reunião

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 30/08/2013 21:38 Atualização:

A multiplicação de ataques de tubarão perturba a vida na ilha Reunião, no Oceano Índico, um fenômeno atribuído à imprudência dos surfistas, à poluição das águas, e até mesmo à abundância de comida desde a criação de uma reserva natural onde a pesca está proibida. Foto: AFP/File Richard Bouhet
A multiplicação de ataques de tubarão perturba a vida na ilha Reunião, no Oceano Índico, um fenômeno atribuído à imprudência dos surfistas, à poluição das águas, e até mesmo à abundância de comida desde a criação de uma reserva natural onde a pesca está proibida. Foto: AFP/File Richard Bouhet


A multiplicação de ataques de tubarão perturba a vida na ilha Reunião, no Oceano Índico, um fenômeno atribuído à imprudência dos surfistas, à poluição das águas, e até mesmo à abundância de comida desde a criação de uma reserva natural onde a pesca está proibida.

A única certeza é que a população de peixes seláceos aumentou e que os ataques causaram cinco mortos desde 2011.

Em uma das praias, l'Ermitage, em La Saline, Georges, de 48 anos, passa as férias em sua ilha natal e não esconde seu assombro. "Sempre se falou em tubarões na Reunião. Quando era pequeno, nossos pais já nos advertiam do perigo", diz.

Mas "há pouco tempo se fala muito do tema na metrópole porque os ataques se multiplicaram", acrescenta este homem, que mora na região de Lyon (leste da França).

Não é um acaso sua família ter escolhido esta praia da costa noroeste da ilha, protegida por um recife de coral, para passar as férias. "Pelo menos, temos certeza de que os tubarões não vêm à lagoa", explica.

A presença de tubarões, que suscita debates acalorados, aparece como a outra crise que a ilha sofre há anos, somando-se às dificuldades sociais, em vista de que o fenômeno afeta muitas pessoas: banhistas de fim de semana, turistas, esportistas de alto nível, pescadores, funcionários do setor turístico, serviços de Estado, militantes associativos...

Os defensores dos seláceos se opõem aos partidários de uma limitação de seu número mediante caças regulares.

Desde 2011, foram registrados na Reunião cinco ataques mortais de tubarão (e vinte desde 1980), o que alimenta temores de uma má fama que afugente o turismo.

"É uma publicidade que teríamos preferido evitar", lamenta o diretor de uma agência de comunicação especializada em turismo.

Ainda mais quando as duas últimas vítimas de ataques de tubarão foram dois turistas da França continental: um surfista de 36 anos em lua-de-mel e uma jovem de 15, atacada a apenas dez metros da costa.

= A "despensa dos tubarões" =

O debate sobre o recente aumento da população de seláceos diante da costa da ilha aborda as causas desta proliferação: uns acusam o lançamento no mar de águas residuais de áreas cada vez mais urbanizadas; outros questionam a Reserva Marinha Natural da Reunião. Criada em 2007, esta é uma faixa marítima de 40 km de comprimento, onde a pesca é proibida ou estritamente regulamentada.

"Essa reserva se tornou a despensa dos tubarões", denuncia um surfista. Os seláceos "se sedentarizam no local onde sabem que podem se alimentar". Uma constatação compartilhada por Thierry Robert, deputado e prefeito da comuna insular de Saint-Leu.

As soluções para enfrentar a "crise dos tubarões" também são objeto de polêmica.

O representante da Fundação Brigitte Bardot (dedicada à proteção dos animais), Didier Derand, recorreu à justiça para impugnar as caças decididas pela prefeitura. "A ONG Sea Shepherd, com influência internacional, se encarregou do caso, porque é necessária uma sensibilização mundial contra a matança de tubarões", diz.

O Conselho Regional da Reunião se declarou disposto a financiar balões aéreos equipados com câmeras de vigilância e meios de alerta quando detectarem movimentos na água.

A prefeitura da cidade de Saint-Paul optou por "drumlines", armadilhas fixas submersas e equipadas de iscas. A prefeita e deputada Huguette Bello mencionou recursos destinados exclusivamente para "medidas de prevenção". Seu colega, Thierry Robert, defende as "caças preventivas". "Ninguém ocupa agora o setor, os tubarões ocupam o vazio e se sentem em segurança", lamenta.

Surfistas e amantes de outros esportes marítimos se recusam a ser sacrificados em nome da defesa dos animais. "É preciso parar o lobby mundial que defende a proteção dos tubarões", reforça Jean-François Nativel, secretário-geral da associação Oceano Prevenção Reunião (OPR). "É preciso dissipar os tabus, fazer reviver a tradição anterior à proibição da pesca. Deve-se voltar a pescar e que o tubarão volte aos pratos reunioneses, que seja considerado um peixe qualquer".

O presidente do comitê de pesca reunionês tem suas dúvidas. "Não estou certo de que os reunioneses voltem a degustar carne de tubarão. Quem aceitaria comer um peixe imaginando que talvez aquele que está no seu prato devorou um ser humano?", questiona.

Avenida Mascarenhas de Morais será palco do desfile de sete de setembro

Desfile 7 de setembro Recife - Foto - Hélder tavares DP/D.A.Press
O tradicional desfile cívico-militar de sete de setembro não será mais realizado na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro. Este ano, a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, deverá ser o novo endereço da festividade. Com isso, o desfile, que por décadas aconteceu na Conde da Boa Vista, deixará de ser no Centro do Recife e passará para a Zona Sul. Em mais de 70 anos, essa é a terceira mudança de localidade da parada que marca o Dia da Independência do Brasil. A informação foi confirmada pela Sétima Região Militar do Exército, que coordena o evento.
De acordo com o Exército Brasileiro, a mudança de local foi solicitada pela Prefeitura do Recife (PCR). O problema é que, como já começaram as obras do corredor Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá, de responsabilidade do governo do estado, não seria possível realizar o desfile nessa via.
No dia da parada, toda a avenida, do shopping Tacaruna até o Parque Treze de Maio, ficava interditada para a passagem dos militares e estudantes. Algumas interdições precisavam ser feitas antes do dia 7 para a montagem de arquibancadas e palanques. No próximo mês, pelos menos três trechos da avenida estariam em obras, com circulação de máquinas pesadas, o que tornaria o desfile inviável.
Como outros corredores também serão alvos de intervenções para a melhoria do transporte público na cidade, a Mascarenhas de Moraes surgiu como opção para não ferir a tradição. Os detalhes do planejamento do desfile, como local exato de arquibancadas e palanques e pontos de concentração e dispersão, estão sendo fechados pelos militares e pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Algumas decisões, no entanto, já foram tomadas.
Conforme antecipou o setor de comunicação social da Sétima Região, o palanque principal, onde ficam as autoridades civis e militares, ficará em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Somente a pista no sentido Jaboatão/Recife será utilizada. É nela que deverão ser montados outros dois palanques e arquibancadas. Civis e militares deverão desfilar na mesma direção da pista. Os militares deverão se concentrar ainda em Porta Larga, Jaboatão dos Guararapes.
A cerimônia começará, às 8h, com a revista da tropa feita pelo governador Eduardo Campos e pelo comandante militar do Nordeste, general do Exército Odilson Sampaio Benzi. Às 8h50, será cantado o hino nacional e, em seguida, às 9h, terá início o desfile. As escolas serão as primeiras e deverão sair do viaduto Tancredo Neves em direção a Afogados.
As vias do Ipsep e a Avenida Antônio Falcão poderão servir como rotas de dispersão. Em nota, a CTTU informou que ainda está definindo a operação de trânsito para o desfile. Como ficará o acesso à UPA da Imbiribeira e ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes durante a parada é um dos pontos que estão sendo estudados.