segunda-feira, 24 de junho de 2013

Publicada a Portaria de Designação de Coordenador e Instrutores Titulares e Secundários do Curso Especial de Operador de Bote Inflável de Salvamento (CEOBIS BM 2013)




Veja a Portaria: http://www.acides.pe.gov.br/arquivos/Portaria2385_2013.pdf

Laudo indica que causa da morte de jovem em piscina foi afogamento


03/04/2013 09h16 - Atualizado em 03/04/2013 09h16

Documento do Instituto Médico Legal não menciona problemas cardíacos. Camila morreu durante aula de natação em piscina pública de Santos, SP.

Ivair Vieira Jr Do G1 Santos

Camila Costa Lima tinha 27 anos. (Foto: Valmir Costa Lima/Arquivo Pesoal) 
Camila Costa Lima tinha 27 anos. (Foto: Valmir Costa Lima/Arquivo Pessoal)
 
O caso da jovem Camila Costa Lima, que morreu após passar mal durante uma aula de natação e hidroginástica na piscina pública do Centro Esportivo da Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, ganhou um novo capítulo. O laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) nesta semana indica afogamento como causa da morte e não menciona problemas cardíacos.

Segundo o delegado João Octávio de Mello, do 5° Distrito Policial de Santos, o documento do IML é vago. "O laudo não cita em momento algum nada relacionado ao coração ou problemas cardíacos. Só define a causa como morte violenta por afogamento", explica.

Em posse do laudo, o delegado vai dar prosseguimento às investigações. "Vamos intimar o responsável pelo centro esportivo, a professora que ministrava as aulas de natação e o médico que cuidou de Camila quando ela passou por cirurgia. Precisamos saber as regras de segurança na piscina, os detalhes do procedimento cirúrgico, se realmente ela tinha atestado para praticar os exercícios físicos e muitas outras informações. Esperamos que ainda nesta semana possamos ouvir a todos", conclui.

Família

Segundo Valmir Costa Lima, irmão de Camila, a família já teve acesso ao laudo do IML, portanto já sabe que o documento não indica problemas cardíacos. Mesmo assim, ele vai aguardar o resultado das investigações da polícia para decidir se entrará com uma ação na Justiça contra a Prefeitura de Santos. "Nós queremos saber o que realmente aconteceu naquela piscina, já que minha irmã não foi socorrida a tempo.

Onde estavam os instrutores e o guarda-vidas quando ela começou a se afogar? Nós tivemos uma conversa rápida com a professora que dava a aula e ela disse que quando viu que tinha alguma coisa errada e pediu a um dos alunos para passar para a raia onde ela estava e tentar socorrê-la. Mas como que um aluno pode ajudar uma pessoa que está se afogando? Isso não era obrigação dos professores?", questiona Valmir.

Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Santos informa que aguarda o término das investigações do inquérito para se pronunciar sobre o assunto.

Jovem morreu em piscina pública de Santos, SP (Foto: Valmir Costa Lima/Arquivo Pessoal) 
 
Jovem morreu em piscina pública de Santos, SP. (Foto: Valmir Costa Lima/Arquivo Pessoal)
 
O caso

Camila Costa Lima, de 27 anos, morreu no dia 26 de fevereiro após passar mal durante uma aula de natação e hidroginástica na piscina pública do Centro Esportivo da Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo. Foi a mãe de Camila que recebeu a ligação de funcionários do centro esportivo.

De acordo com Valmir Costa Lima, irmão da vítima, Camila estava bem, sem apresentar nenhum problema de saúde após as complicações cardíacas que teve há seis anos, quando passou por uma cirurgia.

Para ele, o afogamento poderia ter sido evitado se tivessem prestado atenção na garota. “A professora de natação disse que notou que ela não estava fazendo os movimentos corretos durante a aula e que, quando ela viu, minha irmã estava boiando com a cabeça abaixada dentro da água”, explica.

Segundo Valmir, o Samu foi chamado e demorou cerca de 10 minutos para chegar ao centro esportivo. O irmão garante que a jovem já chegou morta ao pronto-socorro, informação contestada pela prefeitura, que afirma que ela chegou com vida ao hospital. "No atestado de óbito está que ela morreu por asfixia mecânica, ingestão de líquido e afogamento", finaliza.

Outro lado

A Secretaria de Esportes de Santos informou, por meio de nota, que Camila tinha atestado médico emitido em janeiro de 2013, assinado por um médico do Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Santos, que lhe permitia a realização da atividade física.

A secretaria esclarece ainda que, devido ao histórico de saúde, Camila foi encaminhada pelo Serviço de Recuperação e Fisioterapia da Secretaria de Saúde, e que a atividade esportiva é realizada com um professor para cada três pessoas, critério adotado para dar maior assistência ao aluno. Quanto ao incidente com a jovem, a Prefeitura afirma que a aluna teve um mal súbito na piscina e foi atendida imediatamente pelo professor que dava a aula e pelo guarda-vidas de plantão.

Centro Esportivo da Zona Noroeste, em Santos, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Camila se afogou na piscina do Centro Esportivo da Zona Noroeste, em Santos, SP. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
 

Nadadora australiana inicia travessia de Cuba (12/06)

McCardel iniciou a travessia no Clube Náutico Internacional Ernest Hemingway

12/06/2013 20:55 - Agência Efe

Foto: EFE
 
   A nadadora australiana de águas abertas Chloe McCardel se lança ao mar de Havana nesta quarta-feira (12) para tentar atravessar o Estreito da Flórida até os Estados Unidos.
 
   HAVANA - A nadadora australiana de águas abertas Chloe McCardel começou nesta quarta-feira (12), em Havana, seu desafio de fazer a travessia entre Cuba e Key West, nos Estados Unidos, sem a proteção de uma jaula contra tubarões.
   McCardel iniciou a travessia no Clube Náutico Internacional Ernest Hemingway, situado a oeste da capital cubana, usando apenas maiô, óculos, touca e um creme para proteger a pele em um percurso no qual poderia estar exposta a águas-vivas, fortes correntes ou à eventual presença de algum tubarão.
   A australiana de 29 anos tentará superar o recorde de sua compatriota Susan Maroney, que em maio de 1997 nadou quase os 190 quilômetros que separam as costas de Cuba e Estados Unidos através do Estreito da Flórida, mas teve a ajuda uma jaula contra possíveis ataques de tubarões.

   Seu objetivo é, além de conseguir o recorde da distância, fazer uma demonstração de amizade entre Cuba e Estados Unidos e buscar apoio para sua fundação de luta contra o câncer.
   McCardel afirmou ontem em entrevista coletiva em Havana que treinou durante seis meses em Melbourne para este desafio, e dedicou parte desse tempo a analisar "as razões" e os "erros" que não permitiram a outras nadadoras conseguir a mesma meta.
   Suas conquistas anteriores incluem o primeiro lugar na maratona de 46 quilômetros de Manhatan em 2010, e tanto em 2011 e 2012 conquistou a Copa Sotiraki, da Channel Swimming Association, dada à mulher que cruzou mais rápido o Canal da Mancha.
   Se completar a travessia Havana-Key West, McCardel estabelecerá uma nova marca mundial na categoria de longa distância sem ajuda nem paradas, e passará à frente da britânica-australiana Penny Palfrey, que nadou 108 quilômetros nessa mesma rota em 2011.
   A equipe de apoio da australiana é composta por quase 20 pessoas, incluindo médicos, treinadores e especialistas, que a acompanharão em várias embarcações.
   Para se alimentar, ela vai ingerir uma bebida que possui vitaminas e minerais entre seus ingredientes.

Mero é encontrado morto na Praia de Suape, Litoral Sul de PE

Peixe tem 1,86 metro de comprimento e pesa mais de 100 quilos.
Animal está na lista das espécies ameaçadas de extinção.

 

foi encontrado morto na Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco. O peixe, que foi achado por pescadores nesta segunda-feira (15), mede 1,86 metro de comprimento e pesa mais de 100 quilos. O animal é ameaçado de extinção, segundo a IUCN (International Union for Conservation of Nature), organização internacional que monitora a presença das espécies no mundo.

O ambientalista Adriano Artoni ficou sabendo da morte do mero pelos pescadores que trabalham na região. “Eles me contaram que o peixe foi visto, no fim de semana, circulando na beira da praia. Creio que o animal tinha entre 20 e 25 anos, mas ele vive até os 50, em média. A Associação de Pescadores de Suape diz que estão acontecendo explosões no mar para abrir arrecifes e facilitar a passagem dos navios. Explosões desse tipo deixam esses animais muito sensíveis, eles ficam atordoados com o barulho, acabam morrendo”, argumentou.

Segundo Artoni, o mero foi enterrado na orla da praia. “É um procedimento normal. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) me autoriza a fazê-lo. Daqui a seis meses vamos escavar o local do enterro e recolher otólito, uma substância encontrada no osso da cabeça do mero para saber a idade exata do animal. Os ossos serão levados para algum museu, para ajudar nas pesquisas científicas”, afirmou.

Conforme a equipe do projeto Meros do Brasil, que monitora o peixe na costa brasileira, a espécie é encontrada geralmente em águas tropicais e subtropicais no Oceano Atlântico, da Flórida (EUA) ao Brasil (até Santa Catarina), ao longo de todo o Golfo do México e em partes do Caribe. Além de Pernambuco, o grupo desenvolvem ações no Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, na Bahia, em São Paulo, Santa Catarina.

Mero é encontrado morto na Praia de Suape, Litoral Sul de PE (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)Peixe achado morto no litoral tinha entre 20 e 25 anos. (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)
Mero é encontrado morto na Praia de Suape, Litoral Sul de PE (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)Mero foi enterrado na orla da Praia de Suape. (Foto: Divulgação / Moacyr de Abreu e Lima)

 

 

 

Tubarão, tartaruga e mero encontrados mortos em praias de Pernambuco

Foto:Adriano Artoni/Divulgação
Foto: Adriano Artoni/Divulgação

     Três grandes animais marinhos foram resgastados mortos nos últimos três dias na Região Metropolitana do Recife (RMR).
    
O resgate de dois deles ocorreu hoje.

     Um tubarão-lixa, com 1,38 metro e de 15 a 20 quilos, foi encontrado na praia de Boa Viagem, no Recife. E levado para a UFRPE.

     “O animal era uma fêmea jovem”, informou o ambientalista voluntário Adriano Artori, responsável pelo resgate do tubarão-lixa. Adriano disse que existe a posssibilidade do tubarão ter morrido após se enroscar em alguma rede de pescar.

     Uma tartaruga verde morta foi arrastada para a orla de Casa Caiada, em Olinda.

     Com 1,65 metro de comprimento, quase um metro de largura e mais de 100 quilos, a tartaruga foi recolhida por oito homens da Prefeitura de Olinda.

     A tartaruga fêmea, que apresenta hematomas na nadadeira superior, foi encaminhada para o aterro sanitário.
Na última quarta-feira, um mero com 1,76 metro e mais de 150 quilos, estava na praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho.

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meioambiente/2013/06/tubarao-tartaruga-e-mero-encontrados-mortos-em-praias-de-pernambuco/

Tubarão lixa é encontrado morto na orla da praia de Boa Viagem

Animal, que é da espécie em extinção "Lixa", pode ter morrido depois que ficou preso em redes de pesca

21/06/2013 17:25 - Henrique Ferreira, do FolhaPE

    Um tubarão de cerca de 1,20 metros foi encontrado morto na orla da praia de Boa Viagem, na manhã desta sexta-feira (21). O animal, da espécie ameaçada de extinção “lixa”, foi enviado por um ambientalista para o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
     De acordo com o engenheiro de pesca do Cemit, Jonas Rodrigues, o tubarão pode ter ficado preso em alguma rede de pesca e depois vindo a óbito. “O animal, que chegou aqui já em estado de decomposição, passará por uma necropsia nesta tarde. Só depois desse procedimento saberemos a real causa da morte, mas já há a hipótese do tubarão ter morrido após ficar preso em redes de pesca”, disse.

Tubarão foi resgatado pelo ambientalista Adriano Artoni. Foto: Adriano Artoni/Divulgação
 
Fonte: Folha Pe

 Imagem - http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/06/21/interna_vidaurbana,446318/tubarao-e-encontrado-morto-na-praia-de-boa-viagem.shtml

terça-feira, 18 de junho de 2013

AVISO de Tubarão na praia - Scarbourough Beach - Perth - Austrália


    Interessante, encontrei esse vídeo no youtube que trata de como os bombeiros na Austrália  previnem ataques de tubarões a banhistas: é disparada a sirene que alerta a todos a saírem da água e depois passa uma embarcação para assegurar que não há mais ninguém ou até mesmo para resgatar o banhista mais rapidamente.

    Não sei como é feita a visualização dos tubarões (Câmeras de segurança, helicópteros, visualização de guarda-vidas) ... mas se tocar quem fica??? hehehehe

Fonte: YOUTUBE.COM

Garoto de 11 anos é atacado por tubarão em praia da Flórida

     O Estado norte-americano da Flórida é um dos locais que mais registra ataques de tubarão em todo o mundo. E não são apenas os surfistas que correm perigo, já que os animais também aparecem na parte rasa do mar. Um menino de 11 anos foi atacado enquanto brincava. Ele sofreu ferimentos, mas passa bem.


Fonte: Notícias R7

Homem morre após ser atacado por tubarão no Litoral Sul de Pernambuco

Vítima de 41 anos foi atacada por animal em praia do Cabo.
Com esse caso, sobe para 58 o número de vítimas no estado.

07/06/2013 09h50 - Atualizado em 07/06/2013 15h22.

 Um homem de 41 anos que morreu após entrar no mar na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco, foi vítima de ataque de tubarão. A morte ocorreu em maio, mas o caso só foi confirmado após a divulgação do laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, na quinta-feira (6). “O exame diz que a causa da morte foi por ataque de animal de grande porte”, afirmou a presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Rosângela Lessa.

Segundo ela, a vítima foi vista pela última vez em 25 de maio. “Ele não era surfista nem banhista assíduo. Testemunhas contaram que ele costuma ingerir bebida alcoólica e entrou no mar nesse dia. O corpo só foi achado, três dias depois, no dia 28 de maio, na Praia do Paiva, também no Cabo, pelo Corpo de Bombeiros e levado ao IML”, acrescentou a oceanóloga da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com esse caso, sobe para 58 o número de vítimas de ataques de tubarão em Pernambuco.

O último ataque na costa pernambucana havia sido registrado em 23 setembro de 2012, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A vítima foi um adolescente de 16 anos. De acordo com o Cemit, as espécies cabeça-chata e tubarão-tigre são as mais comuns no litoral. “Mas pode ser que outras espécies ainda não identificadas estejam envolvidas com os ataques no estado”, disse Rosângela Lacerda.

Os ataques em Pernambuco começaram a ser contabilizados em 1992. Dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões revelam que 70,2% das vítimas, ao longo dos anos, tinham entre 14 e 25 anos. Além disso, 35,1% das ocorrências foram registradas durante período de Lua cheia. Dos 58 ataques, 23 ocorreram na Praia de Boa Viagem e 17, na vizinha Praia de Piedade, situada no município de Jaboatão doa Guararapes, na Região metropolitana do Recife (RMR).

A área de Boa Viagem e Piedade, onde houve 70% dos ataques, é sinalizada com placas que alertam para o risco. Ainda conforme o Cemit, 35 vítimas dos tubarões em Pernambuco sobreviveram. Outras 23 pessoas morreram após serem mordidas pelos animais nos últimos 21 anos. 

 
Mais notícias: Jc Online

quinta-feira, 13 de junho de 2013

IX Aquathlon do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba

IX Aquathlon do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba
 
 
Data Evento:
20/07/2013
 
Inscrições até:
14/07/2013
 
Informações:
IX Aquathlon do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba
 
Cidade:
João Pessoa / PB
 
Local:
Cabo Branco
 
Horário largada:
13:30
 
Esportes do Evento:
 
Categorias do Evento:
 

/informações sobre o evento

 

 
Campeonato Paraibano de Aquathlon 2013 - I Etapa
DATA: 20/07/2013 ( Sábado )

LOCAL:
Praia do Cabo Branco – em Frente a Fundação Casa de José Americo

Retirada dos Kits: data 20/07/2013
09:30h as 11:30h – Local: No local da Largada – Praia do Cabo Branco
Abertura transição: 13:45h
Largada Infantil: 14:15h 
Demais Categorias e BM: 15:00h

DISTÂNCIAS:
Faixas e Elite
2.500 m corrida ( 02 voltas ) 750 m natação (01 volta)2.500 m corrida ( 02 voltas )
Militar BM 2.500 m corrida ( 02 voltas  750 m natação ( 01 volta ) 2.500 m corrida 
( 02 voltas )
Até 14 anos
- 250 m natação 
( 01 volta ) 1250 m corrida 
( 01 volta )

Categorias:
MASCULINO/FEMININO – Militar, sub11, 12/14 anos, 15/19 anos, 20/29 anos, 30/39 anos, 40/49 anos, 50 + anos.

Inscrições: site corre10
Categorias – até 29/06 R$ 65,00 mais lata de Leite – 30/06 a 14/07 R$ 80,00 mais Lata de Leite
Infantil (até 14 anos) - até 29/06 R$ 40,00 mais lata de Leite – 30/06 a 14/07 R$ 55,00 mais Lata de Leite
Militar de outra corporação – até 29/06 R$ 35,00 mais lata de Leite – 30/06 a 14/07 R$ 50,00 mais Lata de Leite
Militar do Corpo de Bombeiros - Isento
A lata de Leite deverá ser entregue na retirada do Kit
Limite de Inscrição: 250 atletas. Não sera aceita inscrições fora do prazo!!!

Informações:
Departamento de Educação Física e Desportos no QCG – fone 3218-5746, com a Major Sabrina, e-mail defidcbmpb@gmail.com .
Federação de Triathlon da Paraíba – fone 8802-9703, com Márcio Miranda (presidente), 8824-0002 com Leandro (diretor administrativo), marcio.cordula@ig.com.br 
OBS: As inscrições serão aceitas até o dia 14/07 de 2013 ou até o limite de 250 inscritos.









1ª Travessia de Fernando de Noronha
 
 
Data Evento:
27/07/2013
 
Inscrições até:
20/07/2013
 
Informações:
Data: 27 DE JULHO DE 2013 Concentração: 07h00min Inicio da Travessia: 09h00min. Local: Praia de Fernando de Noronha
 
Cidade:
Fernando de Noronha / PE
 
Local:
Fernando de Noronha
 
Horário largada:
09:00
 
Telefone:
92946225-34273145
 
Organizador:
Corpore Sano Running-H2O Sports
 
Site do evento:
http://www.corre10.com.br/site/mais/calendario/calendario-visualizar.php?id=321
 
Esportes do Evento:
Travessia
 
Categorias do Evento:
Travessia 2,5 KM
 

/informações sobre o evento

 

 
Regulamento Específico

Data: 27 DE JULHO DE 2013 
Concentração: 07h00min 
Inicio da Travessia: 09h00min.
Local: Praia do Porto
Percurso: Largada da praia do Porto e chegada na praia da Conceição, sendo balizado com 04 balões grandes e 2 balões pequenos;

• A prova será disputada em sentido único com largada em uma praia e chegada em outra.

• Na divisão das categorias e faixas etárias, considera-se a idade completa ou a completar até 31 de dezembro de 2013; 

• Para todas as categorias haverá um único percurso de 2.500m

I) Categorias:
1º Masc A - 18 E 19 ANOS         1ª Fem G - 15 A 19 ANOS
1º Masc B – 20 A 29 ANOS 1ª Fem H – 20 A 29 ANOS
1º Masc C – 30 A 39 ANOS 1ª Fem I – 30 A 39 ANOS
1º Masc D – 40 a 49 ANOS 1ª Fem J – 40 a 49 ANOS
1º Masc E – 50 a 59 ANOS 1ª Fem K – 50 a 59 ANOS
 A PARTIR DE 60 ANOS
GERAL MASCULINO
GERAL FEMININO

Obs: Masc = Masculino        Fem = Feminino 

III) Inscrições: 
- Será cobrada uma taxa no valor de R$ 85,00 (oitenta reais), 
- A travessia terá um limite máximo de cem (100) inscritos;
- Locais de inscrições: www.corre10.com.br

- As fichas de inscrição poderão ser enviadas no período de 03 de junho de 2013 até o dia 22 de julho de 2013 pelo site: www.corre10.com.br 

- Sendo preenchidas todas as inscrições antes do prazo previsto, as mesmas serão encerradas;

- Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido.

- Todos os atletas receberão além de um chip, um número que será escrito no seu corpo, para identificá-los durante a prova;

- No ato da entrega dos kits os atletas deverão apresentar um dos seguintes documentos: Cédula de identidade (RG), passaporte ou carteira nacional de habilitação. 

- Os atletas deverão assinar as suas fichas de inscrições. Caso seja menor de 18 anos o seu responsável, também, deverá assinar;

- Só serão aceitas as inscrições que estiverem devidamente assinadas pelo atleta e seu responsável legal;

- Só poderá participar da competição os atletas que estiverem inscritos;

- Os atletas de outros estados poderão assinar suas fichas 01 hora antes da largada.
IV) Premiação:

- Serão premiados, com medalha de participação, todos os inscritos que completarem a prova;

• Os 1º, 2º e 3º na geral, masculino e feminino, receberão um (01) troféu;
V) Os atletas poderão realizar qualquer tipo de nado durante a prova.
VI) Procedimentos utilizados na competição:

• No dia da competição os atletas deverão dirigir-se a secretaria do evento, instalada no local da prova, com um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG), carteira nacional de habilitação ou passaporte. O comprovante de inscrição deve-se, também, ser apresentado junto com um dos documentos já citados para o recebimento do kit do atleta.

• Os atletas, após serem identificados serão “numerados”, (será colocado o número de inscrição do atleta no seu corpo).
VII) Não será fornecido nenhum tipo de vestimenta aos inscritos na competição.
VIII) Não será permitido utilizar equipamentos que propicie vantagem significativa, no que se refere ao desempenho dos atletas.
IX) Não será permitida ajuda de pessoas que estejam competindo ou não, aos competidores, com o intuito de proporcionar vantagem sobre os demais.
X) A comissão organizadora poderá alterar algum item, caso julgue necessário, para melhoria do evento.
XI) Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora da travessia.

Obs.: 
- Haverá distribuição de água e frutas para todos os nadadores inscritos, presentes e que tiverem participado da prova;

Mais informações: André Nonato (81) 9294-6225 / Marcelo Gomes (81) 9928-3034

Ficha de inscrição para impressão no link abaixo, que deverá ser entregue aos organizadores da prova: