segunda-feira, 1 de abril de 2013

Policiais militares apreendem motos na praia do Pina

Veículos estavam estacionados na areia e foram levados para o Núcleo de Segurança Comunitária do bairro

Publicado em 31/03/2013, às 20h01

Do JC Online

    Dois dias depois de um menino de 4 anos ter sido atropelado por uma motocicleta de 50 cilindradas, na Praia do Pina, Zona Sul do Recife, a Polícia Militar de Pernambuco reforçou a fiscalização na orla. Na manhã deste domingo, num intervalo de apenas duas horas, das 9h30 às 11h30, PMs recolheram sete cinquentinhas (como é conhecido esse tipo de veículo) estacionadas irregularmente na faixa de areia.
    “Recebemos orientação do 19º Batalhão (responsável pela segurança no bairro) para intensificar o policiamento na praia, no trecho mais próximo da água”, informa o tenente Luís Rocha, coordenador da operação realizada ontem. Estavam na mira dos PMs ciclomotor e automotor que estivessem circulando ou estacionados.
    Por determinação do 19º Batalhão, os veículos foram levados até o Núcleo de Segurança Comunitária do Pina, onde agentes de trânsito, acionados pela PMPE, tomavam as medidas cabíveis. De acordo com o tenente, a vigilância se aplica a qualquer veículo. “Por coincidência, pegamos sete cinquentinhas, que é do mesmo tipo envolvido no acidente com a criança, sexta-feira passada”, observa o oficial.
    José Carlos de Assis, 25 anos, proprietário de uma das motocicletas, disse que não sabia da proibição.     
    “Passei por um guarda de trânsito, circulando na calçada, e segui em direção à praia. Em nenhum momento o guarda reclamou porque eu estava na calçada e nem me impediu de parar na areia”, afirma.
    Ele foi abordado por três policiais quando se preparava para tirar a camisa, já com a motocicleta estacionada. “Quem explicou que era irregular e falou do atropelamento do menino, na sexta-feira, foi o PM. Se eu soubesse não tinha vindo para cá”, acrescenta José Carlos. Ajudante de eletricista, o rapaz foi à Praia do Pina com três amigos, todos menores de 18 anos e moradores de Olinda.
    Um dos adolescentes do grupo também dirigia uma cinquentinha e disse que tinha acabado de comprar o veículo. “Paguei a primeira parcela agora, a gente sempre vai à Praia de Casa Caiada, perto do antigo quartel. Nunca tinha vindo ao Pina e aconteceu isso”, lamentava ao jovem. “Temos todos os documentos”, declara.
    Maria dos Santos, funcionária pública, estava na Praia do Pina na manhã de ontem, com o irmão e um casal de filhos, e condena a circulação de motos na areia. “Deviam proibir mesmo, para segurança dos banhistas. Não só os veículos, mas também a bola. Minha filha gestante levou uma bolada no Carnaval, no Pina”, comenta.

Fonte: JC Online 

 

Menino atropelado por moto em praia do Recife recebe alta

Garoto de cinco anos teve alta do HR ainda na sexta-feira, à noite. Delegacia de Boa Viagem vai investigar o caso.

30/03/2013 09h25 - Atualizado em 30/03/2013 09h25
Do G1 PE

O uso de motos de 50 cilindradas é comum na áreas. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press


     O menino de cinco anos que foi atropelado na sexta-feira (29) por uma moto modelo 50 cilindradas, na faixa de areia da Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, recebeu alta médica do Hospital da Restauração ainda na sexta, à noite. De acordo com a unidade de saúde, após realização de exames e sutura do trauma leve na cabeça, a criança ficou em observação e teve alta no mesmo dia.

    O delegado Erivaldo Guerra, da Delegacia de Boa Viagem, informou que as investigações sobre o atropelamento, que pode ter sido causado por um adolescente até agora não identificado, ainda não começaram. "Só pegarei esse caso na segunda-feira [1º]", disse Guerra.
 
O caso
 
    O garoto de cinco anos estava na faixa de areia da Praia do Pina, na companhia dos pais e dos irmãos, quando foi surpreendido por uma moto modelo 50 cilindradas, também conhecida como "cinquentinha". De acordo com o Corpo de Bombeiros, a moto estaria sendo conduzida por um adolescente não identificado. A vítima foi levada para o Hospital da Restauração (HR), no centro do Recife. Com o atropelamento, a criança teve ferimento na cabeça.

"    Os Bombeiros chegaram para prestar socorro, mas o garoto já havia sido socorrido pelos pais, que o levaram ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital.
    A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou, por meio de uma nota, que os projetos de reordenamento da orla recifense e de regulamentação das motos 50 cilindradas na cidade já estão em andamento. Junto com o Detran-PE, a Semoc está estudando, desde o início do ano, uma forma de aumentar a fiscalização em cima das cinquentinhas." JC Online

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/03/menino-atropelado-por-moto-em-praia-do-recife-recebe-alta.html

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/03/29/crianca-e-atropelada-por-moto-na-areia-da-praia-do-pina-78095.php

Foto: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/03/29/interna_vidaurbana,431313/menino-e-atropelado-por-moto-na-praia-do-pina.shtml