terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Espaço Ciência sedia Semana do Tubarão

EXPOSIÇÃO

Espaço Ciência sedia Semana do Tubarão

Evento busca aproximar pesquisas científicas e público visitante do museu

21/01/2013 11:08 - Do FolhaPE, com informações da assessoria 

   O Espaço Ciência, em conjunto com o Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), promove a Semana do Tubarão até sexta-feira (25). O evento tem o objetivo de aproximar as pesquisas científicas realizadas em Pernambuco do público visitante do Museu, além de informar sobre os riscos reais de um ataque e os cuidados necessários para evitar esse tipo de incidente. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar a visita.

    A programação conta com duas palestras, uma exposição onde serão exibidos os maiores e mais bem preservados componentes dos kits de material biológico e painéis informativos. Ainda há a exposição de cabeças de tubarões cabeça-chata, martelo e lixa conservados em aquários, assim como um tubarão juvenil da espécie tigre taxidermizado. Além disso, serão distribuídos aos visitantes panfletos com informações dos trabalhos realizados no Laboratório de Oceanografia Pesqueira (LOP) e Laboratório de Etologia de Peixes (LEP) e sobre as medidas preventivas relativas aos incidentes com os tubarões.

SERVIÇO

Até sexta-feira (25), das 8h às 12h
Hall de Exposições do Espaço Ciência, Complexo de Salgadinho, Olinda
Agendamento: (81) 3241-3226 – grupos de até 10 pessoas não necessitam agendar
 
Programação de Palestras

Terça-feira (22), das 10h às 11:30h
Ecologia e Ataque de Tubarão na Região Metropolitana do Recife
Ministrante: bióloga Emmanuelly Creio Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da UFRPE

Quinta-feira (24), das 15h às 16h
Projeto PROTUBA, pesquisa desenvolvida pelo LOP sobre o monitoramento dos tubarões na costa de Pernambuco
Ministrante: bióloga Emmanuelly Creio Ferreira, pesquisadora do PROTUBA/UFRPE

Fonte: Folha Pe

Suposto ataque de tubarão em Boa Viagem movimenta as redes sociais

Suposto ataque de tubarão em Boa Viagem movimenta as redes sociais

Presidente do Cemit não acredita que comerciante tenha sido atacado por animal

09/01/2013 10:15 - DANÚBIA JULIÃO, do FolhaPE
Reprodução/Facebook
 
 
Ferimento na perna de comerciante não foi grave
Circula nas redes sociais o relato de que um comerciante, que trabalha nas proximidades do edifício Castelinho, em Boa Viagem, teria sido atacado por um tubarão, de cerca de 30 centímetros. José Felipe, de 22 anos, estaria teria entrado no mar, na última segunda-feira (08), com seu filho de 3 anos de idade, com a água na altura do joelho. O comerciante teria sentido a mordida do animal, que acabou arrastando a sua bermuda. O ferimento não foi grave.

A presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Rosângela Lessa, pelas características do fato, ela descarta a possibilidade de um ataque do animal e faz um alerta a população. “Ataques de tubarões começaram em 1992 e vão acontecer sempre. Se um dia alguém vier com uma solução mirabolante, vai estar enganando a população. São muitos fatores envolvidos que contribuem para isso. É um risco que só aumenta a cada dia, pelo aumento das intervenções ambientais e também pelo aumento do número de pessoas que frequentam a praia”.

Segundo a presidente, a maneira que a população tem de se proteger é obedecendo sempre as placas de sinalização instaladas nas praias.Os últimos ataques de tubarão nas praias do Estado foram registrados em setembro e outubro do ano passado, ambos com vítimas fatais. O primeiro foi registrado na praia da Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, e o outro em Boa Viagem.

Fonte: Folha Pe

Mais Notícias:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/01/08/interna_vidaurbana,416834/cemit-aguarda-laudo-sobre-suposto-ataque-de-tubarao-denunciado-pelo-propesca.shtml


Bebê que se afogou em balde em Ouro Preto volta a respirar sem a ajuda de aparelhos



Estado de Minas

Publicação: 22/01/2013 16:20 Atualização: 22/01/2013 16:49
 
Símbolo do que se pode chamar de um milagre natalino, a bebê de um ano de idade que se afogou em um balde d´água em Ouro Preto, Minas Gerais, volta a respirar sem a ajuda de aparelhos. Internada desde 24 de dezembro no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, Camila Gabriela dos Passos deixou a Unidade de Terapia Intensiva e foi transferida para a enfermaria da unidade. Embora ainda sem previsão de alta, a equipe médica já considera que a pequena menina já não corre risco de complicações.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Camila foi para a enfermaria nessa segunda-feira. Durante o tempo em que esteve na UTI, ela permaneceu entubada em tempo integral, até ser submetida a uma traqueostomia que a permitiu voltar a respirar por conta própria. Em breve o orifício aberto em sua traqueia deverá ser fechado novamente e ela deverá ter uma vida normal.

Na manhã véspera do Natal, Camila ficou de cabeça para baixo dentro de um balde cheio de água. A família afirmou ao Corpo de Bombeiros que ela ficou submersa por cerca de dez minutos. No dia do acidente, o sargento dos bombeiros Moisés Dias de Paula, que socorreu a bebê, contou à reportagem do em.com.br que a considerou morta quando chegou na casa da família. Ele disse que Camila não tinha nenhum sinal vital, apresentava as pupilas dilatadas e tinha os lábios roxos. Foi a insistência dele que garantiu trazer a menina de volta à vida.

Camila é filha de uma surda-muda, que demorou a perceber que a filha havia caído dentro do balde. Um tio da menina foi quem tentou fazê-la respirar novamente, com massagens cardíacas e respiração boca-a-boca. Mas foi o tubo de uma caneta bic que permitiu ao sargento Moisés fazer o ar encher os pulmões da bebê novamente, fazendo regurgitar a água que havia ingerido. Isso ocorreu dentro da ambulância, a caminho do hospital em Ouro Preto.

Após dar entrada na unidade médica, Camila foi rapidamente resgatada de helicóptero e trazida para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital. “Foi um milagre sem explicação”, afirmou, comovida, a avó da menina, Maria Luiza dos Passos, de 61 anos, que tem acompanhado a neta no hospital.

Fonte: Diário de Pernambuco

Terremoto é registrado a 93 km da costa pernambucana


 
Publicação: 22/01/2013 07:32 Atualização: 22/01/2013 10:48
 

Um tremor de terra de 5,8 graus de magnitude na Escala Richter foi registrado no Oceano Atlântico, a 93 quilõmetros da costa pernambucana, na altura da Ilha de Itamaracá, na noite desta segunda-feira. O terremoto foi detectado pela agência US Geological Survey, órgão norte-americano que monitora a atividade sismológica em todo o mundo.

Segundo a agência, o tremor ocorreu às 19h34 no horário do Recife. A intensidade foi considerada moderada, próxima de forte. A escala vai até 10. Até o fim da noite desta segunda-feira, não havia nenhum relato sobre tremores sendo percebidos em Pernambuco.

Fonte: Diário de Pernambuco

SERÁ QUE O TSUNAMI ESTÁ PRÓXIMO? ESPERO QUE NÃO ...

Saiu no blog do Santos Dumont

Boa tarde a todos, 

até o dia 22 de fevereiro poderemos frequentar o Santos Dumont até

resolver quem vai realizar a  reforma do Centro. Depois da licitação é 

aguardar o prazo para o fechamento. 

Edital de licitação

Foi publicado hoje 18/01/2013 o edital de licitação para contratação de empresa de engenharia para a execução da obra de requalificação física e estrutural do Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont. A reforma está orçada em mais de R$82 milhões. A licitação está programada para o dia 22 de fevereiro, às 10h, na... sede da Secretaria dos Esportes. Os interessados poderão adquirir o edital mediante gravação em DVD, por conta da extensão dos arquivos, a partir de hoje (18) das 9h às 13h, com a Comissão de Licitação na Secretaria dos Esportes (Rua Montevidéu, 145, bairro da Boa Vista, Recife - PE). Informações pelo 3184-2673.